Por Danilo Costa
A partir desta quarta-feira (28), pescadores e comerciantes do Litoral Norte de São Paulo terão restrições na captura de camarões devido ao início do período de defeso.
A medida, que visa preservar a reprodução das espécies e manter o equilíbrio do ecossistema marinho, permanecerá em vigor até 30 de abril de 2026.
Espécies proibidas durante o defeso incluem pelo menos três espécies de camarão
Durante o defeso, a captura dos camarões sete-barbas, barba-ruça, branco (Penaeus schmitti), rosa e santana (vermelho) está totalmente proibida.
A única exceção, segundo a legislação, é para o camarão-branco do tipo Penaeus subtilis, desde que a pesca não utilize arrasto motorizado.
O objetivo, segundo o Ibama, é garantir a sustentabilidade dos estoques naturais e evitar impactos negativos para futuras safras.
Regras para pescadores, comerciantes e transportadores
Para pescadores que capturaram camarões antes do início da proibição, o desembarque é permitido até esta sexta-feira (30).
Já comerciantes, transportadores e processadores que possuem estoques devem declarar os volumes armazenados até o dia 04 de fevereiro.
É importante que os consumidores adquiram camarões apenas em estabelecimentos regularizados, colaborando com a fiscalização e contribuindo para a preservação do ecossistema marinho da região.
Foto: Imagem ilustrativa









