Faleceu na manhã desta quinta-feira (29), aos 53 anos, o artesão Francisco Juliano Junqueira Jupyra, pessoa querida e com legado artístico de extrema relevância para a Cultura e a Arte em Caraguatatuba. O velório será das 12h às 16h, e o sepultamento ocorrerá às 17h, no Cemitério Municipal Recanto das Flores, no Indaiá.
Jupyra, como era conhecido, atuava na área artística há mais de 30 anos e foi o primeiro artesão do município a receber a Carteira Nacional do Mestre Artesão, do Programa do Artesanato Brasileiro. Suas obras, marcadas por personalidade e identidade próprias, eram únicas e inconfundíveis, desenvolvidas por meio de técnicas de entalhe em madeira e metal.
Entre suas obras mais conhecidas estão as máscaras monumentais de teatro de mais de 3,5 metros de altura, instaladas em frente ao Teatro Mario Covas, confeccionadas em chapas de bronze, em 2004.
Ao longo de sua jornada, além de fazer muitos amigos e conquistar admiradores de seu trabalho, o artesão contribuiu para o fomento da produção artística e para a preservação da cultura local, participando de inúmeros eventos e expondo suas obras dentro e fora do município, como no Revelando São Paulo — evento que reúne música, artesanato, culinária e tradições de todo o estado.
Por muitos anos, produziu os troféus do FET (Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba). Também foi coordenador da Comissão Municipal Setorial de Artesanato da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e membro atuante da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMACC).









