Por Danilo Costa
Um período prolongado de instabilidade deve marcar o tempo em cidades do Vale do Paraíba, do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira.
A previsão indica chuva forte persistente e ventos intensos, cenário que pode provocar transtornos significativos até a noite desta sexta-feira (6).
Chuva intensa pode chegar a 100 mm em um único dia, alerta Inmet
Segundo informações do Inmet, o aviso é classificado como de nível elevado e entrou em vigor ainda pela manhã desta quinta-feira (5).
A previsão aponta para volumes expressivos de chuva, com índices que podem a acumulados diários próximos de 100 milímetros em alguns municípios da região.
Além da chuva intensa, o órgão destaca a chance de ventos fortes, com rajadas que podem variar entre 60 e 100 km/h.
Esse conjunto de fatores eleva o risco de quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a estruturas urbanas e registros de alagamentos, principalmente em áreas com histórico de vulnerabilidade.
Previsão indica possibilidade de descargas elétricas, falta de energia e deslizamentos de terra
Regiões de encosta, tanto na Serra da Mantiqueira quanto no Litoral Norte, também entram no radar das autoridades por conta do risco de deslizamentos de terra, especialmente em caso de solo já encharcado.
Como medida preventiva, o Inmet alerta que a população evite permanecer sob árvores durante as rajadas de vento, não estacione veículos próximos a estruturas metálicas ou placas de publicidade e desligue aparelhos elétricos durante tempestades com descargas atmosféricas.
Em caso de emergência, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo telefone 199.
Foto: Reprodução









