Bloco Pegadeira anima o bairro São Francisco e reúne mais de 2 mil foliões

1702202614550

Quem optou por curtir um Carnaval com clima de bairro encontrou no Bloco Pegadeira o cenário ideal para celebrar a folia. A festa, realizada na tarde e noite de segunda-feira (16), no bairro São Francisco, integrou a programação oficial do São Sebá Folia e reuniu mais de 2 mil foliões.

Com tarde ensolarada e noite quente, o público aproveitou ao som de muito axé e sucessos carnavalescos, embalados pelo cantor sebastianense Waldex Brito e pelo baiano Ed Braza.

Um dos organizadores do bloco, Emmanuel Santos Rego, conhecido como Patu, destacou o crescimento da iniciativa ao longo dos anos. “Colocamos cerca de 750 camisetas à venda e foi um sucesso. E ainda tem muita gente na pipoca”, comemorou.

Criado há cerca de cinco anos, o bloco vem ampliando sua participação a cada edição. Antes, saía como Bloco da Panela, em homenagem às tradicionais paneleiras do São Francisco. A mudança para Pegadeira veio como referência à pesca da lula, prática marcante da cultura local. “Quando tem muita lula, o pessoal diz que está na pegadeira. E hoje, graças a Deus, está dando muita gente aqui no Pegadeira”, explicou Patu.

Entre os foliões, o médico Lucas Saltini, 28 anos, morador de Limeira (SP) e hospedado na Praia Preta, participou pela primeira vez de um bloco de bairro na cidade. “É a primeira vez que venho. Acho diferente, muito bom, com o pessoal super animado. Gostei bastante”, afirmou.

Mesmo com apoio de uma bengala após uma fratura no quadril, o arquiteto Sérgio Hermínio de Sá, 60 anos, de Campinas, também marcou presença. Frequentador antigo da cidade, ele fez questão de participar da festa. “Sempre gostei do Carnaval de São Sebastião porque tinha casa de veraneio aqui. Mesmo depois de vender, faço questão de voltar todo ano. É uma cidade extremamente segura e familiar”, destacou.

O Bloco Pegadeira reforça a valorização da cultura local e o espírito comunitário que marcam o Carnaval de São Sebastião, levando alegria aos bairros e fortalecendo a tradição popular.

Compartilhe nas Redes Sociais