Vista aérea do bairro Vila Sahy em São Sebastião.
Por Danilo Costa
Passados três anos das chuvas que atingiram São Sebastião, após o registro de aproximadamente 680 milímetros de chuva em 24 horas, e que provocaram deslizamentos com 64 vítimas fatais, o bairro Vila Sahy entrou na etapa de levantamento socioeconômico, considerada o início do processo de regularização fundiária.
Cadastramento socioeconômico marca nova etapa após tragédia no carnaval de 2023
Desde o começo de 2026, o município iniciou o Plano de Cadastramento Socioeconômico da Vila Sahy, considerado uma etapa preliminar para o avanço da Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
A ação é realizada em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC) e envolve visitas domiciliares, aplicação de questionários, registros fotográficos, georreferenciamento dos imóveis e atendimento direto aos moradores.
O trabalho de campo conta com o apoio de jovens monitores capacitados por projetos do próprio instituto e da Escola Técnica Estadual (Etec).
Profissionais atuam identificados durante o trabalho de campo
Segundo informações da administração municipal, todos os profissionais atuam identificados durante as visitas.
As informações coletadas servirão para a elaboração do diagnóstico socioeconômico da comunidade e para servir de base para as próximas fases do processo de regularização.
Paralelamente às ações administrativas, o governo municipal informou que foram implantadas estruturas de contenção na Vila Sahy, como barreiras flexíveis e sistemas de retenção de fluxo de detritos, conhecidos como debris flow, projetados para interceptar materiais em caso de novos movimentos de terra.
Sistema de proteção inclui muros, reflorestamento e ampliação da drenagem
Também foram construídos muros de gabião e realizadas ações de reflorestamento em áreas estratégicas.
O sistema de drenagem do bairro foi ampliado com a execução de túneis pelo método tunnel liner sob a rodovia SP-55, além da instalação de canalizações em colchão reno e aduelas de concreto, com direcionamento do escoamento para o Rio Sahy.
Os deslizamentos ocorreram na madrugada de 18 para 19 de fevereiro de 2023, durante o período de Carnaval. As chuvas provocaram dezenas de ocorrências em diferentes pontos de São Sebastião, tendo a Vila Sahy como a área mais impactada.
Fotos: Reprodução









