A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e da Educação (SEDUC), em parceria com a Cooperativa de Triagem de Sucata União de São Sebastião (COOPERSUSS), realizou, na quarta-feira (2), com os gestores das unidades escolares a abertura da ‘Gincana Escolar Recicla Mais’.
Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a correta gestão de resíduos sólidos nas escolas da rede pública municipal de ensino, os estudantes terão até o dia 31 de outubro para realizar a coleta de plásticos. Esse é o material oficial da competição, mas também poderão aproveitar a oportunidade para coletar papéis, metais e outros itens para o descarte correto.
Serão premiadas as escolas vencedoras de acordo com as três categorias divididas para a competição. A primeira abrange unidades escolares com até 250 alunos; a segunda entre 251 e 500 estudantes; e a terceira mais de 501 alunos. Cada escola vencedora de sua respectiva categoria terá uma turma premiada.
Para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, a recompensa será uma viagem para o projeto Tamar, e o Museu da Vida Marinha, do Instituto Argonauta, em Ubatuba. Enquanto isso, para a Educação Infantil, a premiação será uma vivência especial ao lado de suas famílias no Viveiro Municipal de São Sebastião.
De acordo com a secretária da Educação, Marta Braz, a gincana será mais uma oportunidade de encorajar o cuidado com o meio ambiente pelos estudantes. “Com esta iniciativa, vamos incentivar ainda mais a educação ambiental nas escolas e criar essa consciência desde agora, neste momento de formação dos nossos alunos”.
O secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz, também comenta sobre a importância da ação. “Esta gincana veio para trazer consciência ambiental para o município, fortalecendo a educação ambiental e o trabalho social, e dando atenção ao descarte correto dos nossos resíduos”.