O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve reunido na manhã desta terça-feira (5/4) com representantes da Elektro, para cobrar melhorias no serviço e investimentos na área para melhorar o fornecimento de energia na cidade. A reunião já estava agendada há 60 dias.
“Temos o compromisso da Elektro, concessionária de energia na cidade, do investimento de mais de R$ 70 milhões nos próximos quatro anos, para a construção da subestação de energia no município. Este é um projeto importante, onde vamos ter que fazer um novo cabeamento da energia, que será subterrâneo e proporcionará menos risco de variação de energia. Um grande avanço para a cidade e sem dúvidas, a solução para os próximos 50 anos. A cidade cresceu muito e precisa de investimentos e a Elektro tem que fazer”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Atualmente, a cidade é alimentada com 34,5kv e com a construção da nova subestação, Ilhabela passará a ser atendida com 138kv. “Isso trará mais estabilidade no fornecimento e o poder de rebaixamento de tensão, o que causará bem menos impacto nas quedas de energia”, declarou o Gerente de Relações Institucionais da Elektro, Milton Pontes.
Ele explicou que deu início à estudos para implantação da subestação há alguns meses, a pedido do Prefeito Toninho Colucci. “É um processo burocrático e moroso por conta das questões ambientais para ter uma obra dessa grandeza aqui dentro, mas já temos uma pontualidade de 100% que esta subestação vem pra Ilhabela”.
O secretário de Governo, Cezar de Tullio, aproveitou a oportunidade para cobrar da empresa que seja realizada uma audiência pública nos próximos meses para apresentação e explicação do projeto da subestação na cidade. “É importante a participação popular neste projeto que, sem dúvidas, trará diversos benefícios no dia a dia da população”, ponderou o secretário.
Durante a reunião, outro ponto cobrado pelo Prefeito Toninho Colucci na reunião foi em relação às constantes quedas de energia na cidade e na demora na reativação do fornecimento de energia, após o mau tempo que acometeu Ilhabela entre os dias 30 e 31 de março.
“É importante ressaltar que 60% das quedas de energia na cidade se dá em função da vegetação, principalmente no mau tempo, onde ocorrem constantes quedas de árvores e galhos, prejudicando a rede primária da fornecedora de energia. Mesmo assim, temos cobrado de nossas equipes mais agilidade nas manutenções e reestabelecimento da energia quando necessário”, explicou Milton Pontes.
O Prefeito Toninho Colucci aproveitou para destacar que em breve será dado início ao aterramento dos cabos de energia em alguns pontos estratégicos da cidade.
Além do Prefeito Toninho Colucci e Milton Pontes, estiveram presentes na reunião, o secretário de Governo, Cezar De Tullio, os representantes da Elektro, José Venâncio de Paula (Supervisor de Expansão das Linhas de Transmissão) e Denílson Valoro (Supervisor de Expansão de Sub-Estações); além dos vereadores Gabriel Rocha, Leléco Augusto e Ezequiel Alves.
Camila Migliorini
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela