Operação Shamar combate violência contra a mulher no Vale e Litoral Norte

2aec0840-a151-4b3d-95a4-0268ab84c69f

A Polícia Civil de São Paulo participa, a partir desta quinta-feira (7), da Operação Shamar, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça. A ação tem como foco o enfrentamento à violência contra a mulher e integra as atividades da campanha Agosto Lilás, que reforça a importância da proteção e do acolhimento às vítimas.

A palavra “Shamar”, de origem hebraica, significa “cuidar, proteger, vigiar e zelar”. A operação segue até o dia 4 de setembro e marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.

Somente no estado de São Paulo, mais de mil mandados de prisão e busca estão sendo cumpridos por equipes de diferentes departamentos da Polícia Civil. Além disso, o trabalho conta com o apoio das Guardas Civis Municipais e das Delegacias de Defesa da Mulher, o que amplia o alcance das ações em todo o território paulista.

Operação no Vale

No Vale do Paraíba, a operação envolve todas as unidades policiais da região metropolitana. A força-tarefa também inclui o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira.

Ao todo, a operação mobiliza 90 policiais civis e 28 agentes das Guardas Municipais. Estão sendo cumpridos 45 mandados judiciais, entre prisões e buscas, além de vistorias para verificar o cumprimento de medidas protetivas. Ainda durante as diligências, armas estão sendo apreendidas e orientações estão sendo oferecidas às mulheres atendidas pelas equipes.

Além da repressão direta à violência, a Operação Shamar também atua na prevenção. Por isso, mulheres em situação de risco são orientadas a buscar os canais de denúncia e proteção disponíveis. Entre eles estão:

  • Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas e encaminha os casos aos órgãos responsáveis;

  • Ligue 190, da Polícia Militar, em situações de emergência;

  • Delegacias da Mulher, que oferecem atendimento especializado em diversas cidades;

  • Guarda Civil Municipal, que pode ser acionada pelo número 153;

  • Aplicativo SOS Mulher, que permite o acionamento rápido da polícia em casos de urgência, especialmente quando há medida protetiva em vigor.

O Vale do Paraíba, que reúne cerca de 2,8 milhões de habitantes distribuídos em 39 municípios, é uma região estratégica para a operação.

Por fim, a Secretaria de Segurança Pública informou que, após as 17 horas, será divulgado o balanço oficial das ações realizadas ao longo do dia.

Com CBN Vale

Compartilhe nas Redes Sociais