Henrique Martins
A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (12), mandados judiciais em Caraguatatuba durante a Operação Caffeine Break, que investiga uma organização criminosa responsável por desviar produtos químicos do mercado legal para o tráfico de drogas.
Em Caraguatatuba, foram executados um mandado de prisão temporária, um de busca em residência e três de busca em empresas. Ao todo, a ação mobilizou mais de 200 policiais federais em São Paulo e no Rio de Janeiro, com 20 prisões temporárias e 51 buscas autorizadas pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos.
A investigação teve início na Delegacia da PF em São José dos Campos, após identificar movimentações atípicas em uma empresa de suplementos alimentícios e energéticos à base de cafeína. Outras duas companhias do mesmo setor também foram alvo da apuração. Segundo a PF, juntas adquiriram mais de 550 toneladas de cafeína sem justificativa econômica, financeira ou logística, utilizando notas fiscais falsas para ocultar o esquema.
A Justiça também determinou o bloqueio de 59 contas bancárias e o sequestro de 83 bens, entre móveis e imóveis, que podem chegar a R$ 72 milhões.