Bariloche está sediando a 12ª edição 2025 de Bariloche a La Carta (Balc), evento gastronômico da Patagônia, na Argentina. A experiência transforma a cidade no epicentro da alta cozinha regional. Nesse ano, o chef caiçara Eudes Assis é convidado de honra pelo Órgão de Promoção Turística de Bariloche (Emprotur), com colaboração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Consulado da Argentina em São Paulo para representar a gastronomia brasileira no Balc.
O chef protagoniza o evento gastronômico ao lado de chefs da Patagônia. Natural de São Sebastião, ele trabalha com cozinha desde os 15 anos de idade e acumula prêmios por publicações como Prazeres da Mesa e Veja São Paulo Comer & Beber.
À frente do Taioba Gastronomia, localizado bairro Cambury, Assis se orgulha de levar a bandeira da culinária caiçara. “Eu tenho muito orgulho de fazer uma cozinha regional nativa caiçara. É esse legado que eu quero deixar: tenha orgulho da sua região, dos seus ingredientes e da sua ancestralidade”, conta o chef, que dá aulas de gastronomia para crianças no Projeto Buscapé desde 2007. O projeto levou o prêmio de Empreendedorismo Social em 2024 pela Veja Comer & Beber. Ele também participa do TEDx Ilhabela em outubro falando da gastronomia como ferramenta de transformação social.
O Balc é organizado pela Associação Empresarial Hoteleira Gastronômica de Bariloche com apoio da Emprotur e patrocínio do Banco Patagônia. O evento é celebra os produtos locais, receitas ancestrais e técnicas modernas, colocando em evidência a riqueza e a evolução da culinária patagônica.
Nesse ano, o Balc também premia o chef Arthur Bosco, vencedor do concurso de Gastronomia Argentina da Embaixada Argentina em Brasília. Dono da La Boca Sandwicheria, ele afirma que a notícia do prêmio foi “uma surpresa maravilhosa”. “É a primeira vez que participamos de um concurso desse tipo em Brasília. Nossa meta era estar entre os dez primeiros, pois estávamos competindo com restaurantes renomados e com anos de praça”.
A realização do Balc também fomenta a conexão entre produtores locais, chefs e cozinheiros, visitantes e residentes para celebrar a identidade patagônica.
Durante o festival, mais de 80 restaurantes, bares e cervejarias participantes oferecerão menus exclusivos e experiências gastronômicas únicas com preços especiais, uma oportunidade imperdível para moradores e turistas explorarem os sabores autênticos da Patagônia. Para a festa, que ocorre tradicionalmente em outubro, a cidade reúne o melhor da cozinha, dos produtos e das paisagens da região.
Para mais informações, acesse: https://barilochealacarta.com/
Instagram: @barilochealacarta @barilochear Facebook: Barilochealacarta