A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, realizou, na última terça feira (18), a “Capacitação de boas práticas em limpezas urbanas e área de preservação permanente” no auditório do Paço Municipal, voltada para os funcionários que trabalham na limpeza pública da cidade.
A capacitação teve como objetivo valorizar e melhorar o trabalho dos funcionários da limpeza urbana. Ao todo, estiveram presentes 47 colaboradores dos setores de capina, roçada e varrição.
A primeira palestra foi ministrada por Naraisa Coluna, engenheira e educadora ambiental que discursou sobre a importância do trabalho de varrição para a saúde e bem-estar da população e do ambiente. Ela ainda ressaltou a importância da separação dos resíduos comuns dos resíduos recicláveis, que seguem para destinos diferentes.
Depois foi a vez da Elo, do “Coletivo SOS Mangue”, apresentar a riqueza da biodiversidade do Estuário da Barra Velha e demonstrar a importância da área de manguezal para o mar e o homem. A palestra ainda abordou as boas práticas de limpeza que são essenciais para a preservação dessa área sensível ambientalmente.
Para a Secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, a capacitação continuada desses trabalhadores, além de valorizar a equipe, garante a eficiência na execução do trabalho. “São eles que cuidam do nosso ambiente e são eles que varrem o lixo da região do Colina para não atingir o manguezal da Barra Velha”, destacou.









