A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou entre os dias 10 e 14 de novembro ações preventivas contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. As atividades educativas de prevenção e orientação foram realizadas dentro da Semana de Intensificação das Atividades Educativas e Controle do Vetor. No último dia 8, foi realizado do Dia D de Mobilização contra a dengue em todo o Estado.
O chefe de divisão em Saúde Ambiental e Animal, Plínio Ricardo Bueno, explicou que no período foram visitados 1.800 imóveis no município. “Deste total, 978 foram vistoriados, 765 estavam fechados e outros 57 não pudemos entrar. As visitas ocorreram no Centro, Costa Norte e na Costa Sul”, disse Bueno.
Além das vistorias, também foram realizadas atividades de controle de criadouros, bloqueios de nebulização e ainda atividades informativas nos chamados pontos estratégicos, que são locais com grande circulação de pessoas que receberam as equipes de Informação, Educação e Comunicação (IEC).
“Esses pontos ficam nos bairros do Jaraguá e Canto do Mar, na Costa Norte; Vila Amélia, no Centro; e Juquehy, na Costa Sul do município. Já os pontos estratégicos escolhidos foram em outros nove locais”. “Também foram coletadas amostras de larvas em outros 11 imóveis especiais”, completou Plínio Bueno.
Até o dia 10 de novembro, São Sebastião havia registrado 7.871 notificações de dengue dos quais 1.405 foram confirmados, sendo dois óbitos nos bairros de Juquehy e Barequeçaba, e outros 6.466 descartados.
Prevenção
Para se precaver contra o Aedes aegypti, principalmente durante a temporada de calor, a participação da comunidade é essencial em parceria com os esforços do poder pública. Confira cinco dicas básicas para se proteger.
- Utilize repelente para proteger as partes do corpo que ficam expostas
- Ao sair, cubra a maior parte do corpo, quando possível, pois o mosquito é atraído por uma substância que o corpo humano elimina pelo suor.
- Elimine os focos de água parada o Aedes aegypti utiliza como criadouros desde caixas d’água até pequenos objetos como tampas de garrafa e vasos de plantas.
- Coloque telas em janelas e portas.
- Aplique inseticidas e larvicidas pois eles ajudam a eliminar o mosquito em locais abertos e fechados.









