São Sebastião tem ações educativas e vistorias de imóveis durante Semana de Intensificação de Controle ao Aedes aegypti

WhatsApp Image 2025-11-26 at 10.12.33

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou entre os dias 10 e 14 de novembro ações preventivas contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. As atividades educativas de prevenção e orientação foram realizadas dentro da Semana de Intensificação das Atividades Educativas e Controle do Vetor. No último dia 8, foi realizado do Dia D de Mobilização contra a dengue em todo o Estado.

O chefe de divisão em Saúde Ambiental e Animal, Plínio Ricardo Bueno, explicou que no período foram visitados 1.800 imóveis no município. “Deste total, 978 foram vistoriados, 765 estavam fechados e outros 57 não pudemos entrar. As visitas ocorreram no Centro, Costa Norte e na Costa Sul”, disse Bueno.

Além das vistorias, também foram realizadas atividades de controle de criadouros, bloqueios de nebulização e ainda atividades informativas nos chamados pontos estratégicos, que são locais com grande circulação de pessoas que receberam as equipes de Informação, Educação e Comunicação (IEC).

“Esses pontos ficam nos bairros do Jaraguá e Canto do Mar, na Costa Norte; Vila Amélia, no Centro; e Juquehy, na Costa Sul do município. Já os pontos estratégicos escolhidos foram em outros nove locais”. “Também foram coletadas amostras de larvas em outros 11 imóveis especiais”, completou Plínio Bueno.

Até o dia 10 de novembro, São Sebastião havia registrado 7.871 notificações de dengue dos quais 1.405 foram confirmados, sendo dois óbitos nos bairros de Juquehy e Barequeçaba, e outros 6.466 descartados.

 

Prevenção

Para se precaver contra o Aedes aegypti, principalmente durante a temporada de calor, a participação da comunidade é essencial em parceria com os esforços do poder pública. Confira cinco dicas básicas para se proteger.

  1. Utilize repelente para proteger as partes do corpo que ficam expostas
  2. Ao sair, cubra a maior parte do corpo, quando possível, pois o mosquito é atraído por uma substância que o corpo humano elimina pelo suor.
  3. Elimine os focos de água parada o Aedes aegypti utiliza como criadouros desde caixas d’água até pequenos objetos como tampas de garrafa e vasos de plantas.
  4. Coloque telas em janelas e portas.
  5. Aplique inseticidas e larvicidas pois eles ajudam a eliminar o mosquito em locais abertos e fechados.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam