O município de São Sebastião foi o grande vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2025, a mais importante premiação do setor no Brasil. A cidade foi a única finalista do Litoral Norte e conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Valorização do Patrimônio Natural no Turismo’, com o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos.
Reconhecido como o ‘Oscar’ do turismo brasileiro, o prêmio é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), destacando iniciativas e profissionais que impulsionam o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental no país. Nesta edição, a premiação recebeu 379 inscrições, número que evidencia a força e o dinamismo do setor.
O prefeito Reinaldinho Moreira celebrou o reconhecimento nacional.
“Esse prêmio consolida São Sebastião como referência em turismo sustentável no Brasil. Estamos investindo em políticas públicas que protegem nossa biodiversidade, fortalecem a economia local e valorizam o conhecimento científico. É uma conquista que demonstra que cuidar do meio ambiente e gerar oportunidades caminham juntos”, afirmou.
O secretário municipal de Turismo, Leandro Pereira, que esteve presente na cerimônia de premiação, destacou a importância do reconhecimento nacional “Este prêmio reafirma que São Sebastião está no caminho certo ao promover um turismo que protege nossa biodiversidade, gera oportunidades e inspira toda a região. O Programa de Avistamento Responsável é fruto de um trabalho conjunto, que une ciência, educação, comunidade e setor náutico. É uma conquista de todos que acreditam no potencial do turismo sustentável”.
O programa vencedor transformou a presença das baleias-jubarte no Canal de São Sebastião em um modelo inovador de turismo sustentável, integrando conservação ambiental, geração de renda e educação. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio -Alcatrazes) e a Marinha do Brasil.
Entre suas ações, destaca-se a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, que capacitou cerca de 150 profissionais e operadores náuticos em 2025. O programa também estabeleceu mecanismos de governança, criou o Selo Avistamento Responsável, ampliou ações educativas e fortaleceu a economia local, especialmente na baixa temporada.
De acordo com o Observatório Municipal de Turismo, aproximadamente 15 mil pessoas realizaram passeios de avistamento no Canal de São Sebastião em 2025, resultando em um impacto econômico estimado em mais de R$ 4 milhões, movimentando hospedagens, restaurantes e outros serviços turísticos.
O Projeto Baleia à Vista também registrou resultados históricos: até 24 de novembro, foram contabilizadas 811 baleias avistadas, o maior número desde o início do monitoramento na região. Para comparação, foram registrados 782 avistamentos em 2023 e 561 em 2024, reforçando a relevância e o crescimento da atividade.

Avistamento Responsável também vence premiação regional
O turismo de São Sebastião também foi destaque no Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025, conquistando, em 27 de novembro, o primeiro lugar na categoria ‘ODS 14 – Vida na Água’ com o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos.
A premiação reconhece ações de inovação, sustentabilidade, impacto social e boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nesta edição, foram 232 iniciativas inscritas, representando 34 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Desse total, 93 foram selecionadas como finalistas e avaliadas pela Universidade de Taubaté (Unitau) em um processo rigoroso de análise técnica. São Sebastião obteve a maior pontuação da categoria, consolidando-se como referência regional.
Temporada de avistamento
Entre maio e agosto, as baleias-jubarte migram para a costa brasileira para acasalar e ter seus filhotes. Com infraestrutura e foco na preservação, São Sebastião se firma como um dos principais destinos do país para o turismo de avistamento, unindo sustentabilidade, educação ambiental e parcerias que reduzem os impactos ao meio ambiente.
Ações de conscientização
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil e o Projeto Baleia Jubarte, considerado o mais importante instituto de preservação e conservação de cetáceos do Brasil reconhecido internacionalmente, além da parceria com o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, promovendo abordagens e entregando folhetos com as normas de avistagem.
São oferecidos também cursos de capacitação aos operadores e feitas instalações de placas, totens e distribuição de materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.
Espaço Vida Marinha
O Espaço Vida Marinha, localizado no Deck do Complexo Turístico da Rua da Praia, é uma referência regional em turismo sustentável e educação ambiental. Idealizado pela Prefeitura de São Sebastião, em parceria com instituições como Projeto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta e ICMBio, o local oferece informações sobre passeios de observação de cetáceos no Canal de São Sebastião, visitas ao Arquipélago de Alcatrazes e outros atrativos turísticos. O espaço também conta com exposições permanentes de acervos científicos e ambientais, incluindo ossadas de golfinhos, vértebras de baleias-jubarte e registros fotográficos.









