A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), dará início nesta terça-feira (16/12) à aplicação da vacina contra o vírus Sincicial destinada a mulheres gestantes.

O imunizante estará disponível em todas as salas de vacina nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. “Para receber a vacina, gestantes a partir de 28 semanas que fazem pré-natal tanto na rede pública como na rede privada, devem se dirigir até a unidade mais próxima na sua região, portando documento de identificação e a carteirinha de gestante”, disse a enfermeira Alana Framba, chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica.
A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é considerada essencial pelos médicos para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, principalmente contra a bronquiolite e pneumonia. Em dose única, já vem sendo implementada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podendo ser coadministrada com outras vacinas como a da gripe com o objetivo de garantir a saúde do bebê.
Em novembro, o Ministério da Saúde fechou a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o VSR, incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. A meta agora é vacinar pelo menos 80% do público alvo com o objetivo de proteger os bebês menores de 6 meses.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, disse que essa vacina já demonstrou alta eficácia na prevenção de doenças respiratórias graves em recém-nascidos. “Quando a gestante se vacina ela também protege seu bebê, criando nele a imunidade ainda no ventre. A vacina é segura e o meio mais eficaz para se proteger da doença”.
De acordo com o Ministério da Saúde, estudos clínicos recentes mostraram eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo vírus Sincicial em bebês até 90 dias após o nascimento.









