Atividade de campo leva alunos da Guarda Mirim de Caraguatatuba ao rancho-escola da Cocanha

Guarda-Mirim-no-rancho-3

Estudantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba realizaram uma atividade de campo no rancho-escola da praia da Cocanha, na última sexta-feira (12). A ação reuniu cerca de 70 estudantes dos polos Ciase do Sumaré e Ciase Travessão, acompanhados por professores e pelo coordenador do grupo no Ciase Travessão, Daniel Ribeiro.

A visita foi realizada em parceria do setor de apoio pedagógico da Secretaria de Educação com a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Mapec), com foco na aprendizagem prática, contato direto com o meio ambiente marinho e valorização da cultura caiçara.

A programação incluiu saída embarcada até a Fazenda Marinha da Cocanha, com aula prática sobre o processo de produção, cultivo e limpeza dos mexilhões, além de uma roda de conversa voltada à cultura caiçara, suas tradições e ressignificados ao longo do tempo.

 

Mapec é referência em sustentabilidade e educação ambiental

Parceira da atividade, a Mapec foi recentemente declarada entidade de Utilidade Pública Municipal por decreto do governo municipal. A atuação da entidade contribui diretamente para a preservação dos ecossistemas marinhos da Praia da Cocanha, a valorização da pesca artesanal e o fortalecimento da maricultura, atividade tradicional que impulsiona a economia local.

Entre os projetos desenvolvidos, destaca-se o rancho-escola, iniciativa de turismo de base comunitária que promove ações de educação ambiental. No espaço, estudantes, universitários, professores e pesquisadores participam de vivências relacionadas à produção de mexilhões, à história e à cultura da comunidade pesqueira.

Com a certificação de Utilidade Pública, a Mapec ampliou o acesso a políticas públicas, convênios, editais de fomento e projetos institucionais, além da sua capacidade de gerar renda, estimular a sustentabilidade e difundir a cultura caiçara.

 

Projeto Guarda-Mirim

O Projeto Guarda Mirim tem como foco o desenvolvimento de competências socioemocionais, cidadania, disciplina e participação comunitária. A iniciativa representa uma importante porta de oportunidades para adolescentes do município, ao contribuir para a preparação dos jovens para o mundo do trabalho e para a construção de trajetórias responsáveis e solidárias.

 

Foto: Karla Maia/Seduc

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam