Novo Fórum é inaugurado e amplia capacidade da Justiça em Caraguatatuba

54985712127_78cbe5efb9_b

As novas instalações do Fórum, 2ª Vara Criminal e da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) Cível da Comarca de Caraguatatuba foram entregues oficialmente pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) nesta segunda-feira (15/12), no Indaiá. A entrada do prédio em funcionamento era aguardada há seis anos. 

No início deste ano, a Prefeitura de Caraguatatuba e o Tribunal de Justiça celebraram um convênio e o município executou as obras necessárias para que o prédio pudesse enfim ser utilizado. 

A cerimônia contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; do governador Tarcísio de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado; do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva; do presidente Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior; do prefeito de Ilhabela, Antônio Luiz Colucci; e da prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal; além de desembargadores, juízes, secretários de estado, deputados federais, deputados estaduais, vereadores, secretários municipais, promotores de justiça, defensores públicos, delegados, policiais militares, advogados e servidores do Judiciário. 

O prefeito Mateus Silva disse que a inauguração do Fórum de Caraguatatuba representa o fortalecimento das instituições constitucionais. “Isso também reafirma o compromisso com o acesso à justiça, com o estado democrático de direito e com o atendimento de qualidade à população e a todos os advogados”, destacou. “É com grande alegria que estamos aqui presentes na inauguração do novo Fórum de Caraguatatuba, da 2ª Vara Criminal e da Unidade de Processamento Judicial. Esse fórum carrega o nome do desembargador Adérito Pereira da Silva, cuja trajetória foi uma honra para o Poder Judiciário e simboliza valores da justiça, ética, equilíbrio e compromisso com o serviço público”, reconheceu.

De acordo com o prefeito, a estrutura é moderna, funcional e preparada para fornecer melhores condições de trabalho aos magistrados, servidores e profissionais de direito. “Ao mesmo tempo, garante mais conforto, dignidade e eficiência no atendimento das demandas atuais e futuras da nossa Comarca. As presenças das autoridades aqui reforçam a importância do diálogo institucional e atuação harmônica entre os poderes”, avaliou.

“Quando o Executivo, Judiciário e o Legislativo atuam com respeito, cooperação e responsabilidade, quem ganha é a sociedade. O fórum é um dos pilares da vida pública do município, onde direitos são assegurados, conflitos são solucionados e a confiança nas instituições se fortalece. Investir em uma estrutura adequada para Justiça é investir na cidadania”, concluiu.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a Justiça paulista tem sido parceira do cidadão de São Paulo ao garantir direitos essenciais. “São Paulo é um estado de gente que faz a diferença. Não é fácil lidar com 17 milhões de processos e é isso que o nosso Tribunal de Justiça tem feito. O maior tribunal de justiça, não só do Brasil, mas do mundo. Ninguém é tão demandado quanto o Tribunal De Justiça de São Paulo”, enfatizou.

“A Justiça paulista tem sido parceira do cidadão de São Paulo e garantido algumas coisas que são essenciais. Tem nos ajudado a garantir o exercício do Poder Executivo, praticar a política pública, segurança jurídica e a promoção da justiça social”, finalizou. 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, enalteceu a qualidade das novas instalações do Fórum, 2ª Vara Criminal e da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) Cível da Comarca de Caraguatatuba.

“Estamos inaugurando mais esse belíssimo prédio para o funcionamento do Poder judiciário para que prestemos a jurisdição com qualidade, fluidez e eficiência. É isso que merece o nosso jurisdicionado, ser muito bem atendido quando procurar o Poder Judiciário”, destacou. 

O presidente do TJSP disse que os magistrados são prestadores de serviço público “Temos que fazer o atendimento da melhor maneira possível. Quero agradecer o empenho da Prefeitura de Caraguatatuba no auxílio da finalização das obras e, assim, puderam chegar a contento nesse dia de inauguração”, agradeceu. “Nos últimos dois anos foram instaladas 66 varas e 114 UPJ no Estado de São Paulo, mas o importante é que não se instala mais vara no estado por critério apenas político, toda nova unidade judiciária é instalada calcada em critérios eminentemente objetivos. Isso aconteceu em Caraguatatuba quando nós fizemos um estudo de viabilidade pela Corregedoria Geral de Justiça, veio o parecer favorável, acolhi o parecer e em tempo recorde criamos a 2ª vara Criminal de Caraguatatuba”, finalizou. 

O edifício de 5.322 m² de área construída abriga três varas cíveis, duas criminais e a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, com cartórios, salas de audiência e gabinetes para magistrados. O espaço também contempla salas destinadas ao Ministério Público, à 65ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à Defensoria Pública, ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e aos setores técnicos de Psicologia e Assistência Social.

O novo Fórum de Caraguatatuba fica na Avenida Rio Grande do Sul, 1.805 – Indaiá (em frente ao Hospital Santos Dumont da Unimed). O horário de atendimento ao público é das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Unidade de Processamento Judicial

A Unidade de Processamento Judicial (UPJ) é um projeto inovador do Tribunal de Justiça de São Paulo para adequar as unidades judiciais à realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital. A primeira Unidade de Processamento Judicial da comarca atenderá as demandas das 1ª a 3ª Varas Cíveis e terá como corregedor o juiz Gilberto Alaby Soubihe Filho.

Além de unificar os cartórios, a UPJ adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As antigas seções processuais transformam-se em equipes com gestores e atribuições específicas: atendimento ao público e movimentação administrativa, movimentação e cumprimento dos processos digitais.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam