Após cobranças da Prefeitura de Ilhabela, Sabesp envia as primeiras tubulações do projeto de dessalinização da água do mar na Ilha da Vitória

Após cobranças da Prefeitura de Ilhabela, Sabesp envia as primeiras tubulações do projeto de dessalinização da água do mar na Il (2)

A Ilha da Vitória, localizada a aproximadamente 40 km da região central de Ilhabela, recebeu, na última quarta-feira (21), cerca de 1.700 metros de tubulações para a rede de distribuição do projeto de dessalinização da água do mar, criado pela Sabesp especificamente para a comunidade tradicional.

A ilha é a mais distante do município-arquipélago, acessível somente via embarcações, e enfrenta uma crise hídrica desde 2019. Sem água suficiente em seus poços, os moradores dependem atualmente de remessas constantes de galões e tonéis enviados pela Prefeitura de Ilhabela por meio das Secretarias de Meio Ambiente; Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura; e Desenvolvimento e Inclusão Social.

A solução para o abastecimento ininterrupto de água potável na região é a dessalinização da água do mar, cujo projeto está sendo desenvolvido pela Sabesp após sucessivas cobranças da Prefeitura por uma alternativa eficaz e que garanta o suprimento constante de água potável, um direito humano fundamental reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Dever legal de fornecimento

A Sabesp é a atual responsável legal pelo fornecimento de água nas comunidades tradicionais de Ilhabela, conforme o contrato de concessão firmado pela empresa após a privatização. Por isso, a Prefeitura acompanha o desenvolvimento do projeto e cobra celeridade da empresa em benefício dos moradores, que hoje dependem exclusivamente da água enviada pelo município.

“A Prefeitura de Ilhabela garante o abastecimento da comunidade com mais de 10 mil litros de água potável enviados semanalmente por meio de barcos. Essa é uma responsabilidade da Sabesp, mas nós não deixamos nossos moradores desassistidos e continuamos com os envios. Hoje, as remessas vão de barco e podem atrasar por causa de mau tempo e quem sofre com isso é o morador. Por isso, esse projeto de dessalinização é tão importante e vamos continuar cobrando e fiscalizando a Sabesp até que a situação hídrica da ilha esteja normalizada”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Enquanto a usina de dessalinização não fica pronta, as ações de envio de água permanecem sendo realizadas pelo município e fazem parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Ilhabela em apoio às comunidades tradicionais, garantindo o acesso aos serviços essenciais e à qualidade de vida nas áreas mais remotas do município.

Compartilhe nas Redes Sociais