A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), promoveu, na sexta-feira (4), a primeira reunião técnica de 2022 entre os profissionais que atuam nas farmácias das Unidades de Saúde. Os encontros são bimestrais e têm como objetivo discutir os fluxos internos visando fortalecer a assistência farmacêutica no município.
A reunião proporcionou troca de informações e experiências entre farmacêuticos e técnicos de farmácia, favorecendo o alinhamento de metas e mais eficiência no atendimento aos pacientes da rede pública.
Entre os assuntos discutidos estão a importância da comunicação e a logística de reabastecimento entre o Almoxarifado da Saúde e todas as farmácias da rede pública. Também destacaram a importância de explicar aos usuários do sistema de saúde quais medicamentos padronizados compõe a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) e são oferecidos pelo município – em torno de 230 medicamentos -, assim como os que não integram a lista de medicamentos padrão.
Ainda sobre este assunto, foi explicado o decreto municipal que padroniza o Artrolive. São Sebastião, se comparado a outros municípios, tem uma grande variedade de medicamentos padronizados. Discutiu-se, também, a importância do farmacêutico dentro das Equipes de Saúde da Família (ESFs), para desenvolvimento da assistência farmacêutica.
Atualmente, São Sebastião conta com farmácias em Unidades de Saúde por toda a extensão do município, além da Farmácia Central, que tem seu horário de funcionamento estendido até às 20h.