A Defesa Civil de São Sebastião, durante o mês de janeiro, atendeu a 124 chamados, sendo 110 deles relacionados aos objetivos da Operação Chuvas de Verão (OPOV) 2022.
Por meio de técnicas e procedimentos especializados, o OPOV é um programa que procura atuar de forma preventiva e na prestação de socorros, a partir de análise de levantamento de acumulado de chuvas, previsão meteorológica e vistorias de campo (encostas e áreas de risco principalmente).
No último mês, o acumulado de chuva foi de 514,3mm – quando comparado com 2021, que teve acumulado de 338mm, houve um aumento de 52% no volume de chuvas no mesmo período.
Os principais impactos do grande volume pluviométrico são os percebidos em árvores com risco de queda, encostas, cursos d’água e em regiões em que a drenagem é comprometida. Os agentes de salvamento atenderam os seguintes chamados referentes a e essas situações:
– 8 quedas de árvores averiguadas;
– 66 vistorias em árvores com risco de queda;
– 3 vistorias em cursos d’água;
– 6 atendimentos em área de inundação/ alagamento;
– 8 monitoramentos realizados em setores de risco;
– 18 edificações vistoriadas;
– 1 vistoria em talude.
A Defesa Civil vistoria constantemente todas as 87 áreas de risco mapeadas no PMRR (Plano Municipal de Redução de Risco), para agir preventivamente em caso de possíveis acidentes e desastres, principalmente em época de chuvas intensas.
Se notar que uma área está com a topografia do terreno modificada, com risco de deslizamento de terra, deixe o local e ligue para 199.
Outros canais de comunicação da Defesa Civil são:
· Facebook: https://www.
· Instagram: @defesacivil_
· Whatsapp: (12) 3862-6840
A base de São Sebastião está localizada no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.