O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba retoma atividades com uma programação especial em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. A visitação ao MACC pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h.

Na sala Antonio Carelli I, os visitantes poderão apreciar os ‘Poemas em Branco e Preto’ de Marisa Di Giaimo, exposição que une poesia e pintura numa interação perfeita. Utilizando a técnica ‘à BIC’ – onde a pintura é feita utilizando uma caneta esferográfica -, a mostra conta com 27 ilustrações e um livro homônimo lançado com o apoio da Lei Aldir Blanc em Caraguatatuba. Ao todo, o livro possui 72 poemas em união às belas ilustrações da artista.

‘Poemas em Branco e Preto’ é a somatória de toda a vivência artística e talento de Marisa Di Giaimo. O resultado de um trabalho que prova que a arte não tem barreiras nas mãos de uma artista plástica que, pinta com poesia e produz poemas como pinturas.

Na sala Carelli II, os visitantes poderão apreciar ‘A Caricatura na Cultura Pop’ do artista André Edney. A exposição ocorre como contrapartida à Lei Aldir Blanc em Caraguatatuba e traz ao público caricaturas de personagens e personalidades famosas que marcaram várias gerações e, ainda hoje, são lembradas com muito carinho, como é o caso dos personagens He-Man, Chapolin e Máskara.

Segundo o artista, “a ideia de retratar os personagens antigos e atuais dessa ‘Cultura Pop’, em forma de caricatura, é fazer com que a nostalgia e a sintonia da atualidade conversem em traços caricatos, transformando-se em uma viagem ao passado e ao presente. E, independentemente da idade, localidade ou condições financeiras, todos possam fazer essa viagem a uma cultura que é atemporal”.

Para aqueles que quiserem ganhar uma obra de arte do artista André Edney, em abril, no mês do aniversário da cidade e do MACC, haverá um sorteio para os visitantes. Mais informações sobre o sorteio serão divulgadas em breve.

Já no acesso II, os visitantes poderão conhecer mais sobre a história da ‘Catástrofe de 1967’, que assolou a cidade de Caraguatatuba após o deslizamento da Serra do Mar em 18 de março daquele ano. Mais adiante, seguindo o tour, no acesso I, está o ‘Destaque do Mês’ – iniciativa de dar destaque às peças do acervo permanente do museu –, com o quadro ‘Samba na Praia’, do pernambucano Ignácio Da Nega, que faz parte da Coleção de Arte Naïf.

Para a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, “após dois anos de pandemia, é com muita satisfação que retornamos com as atividades culturais em campo presencial. Não há palavras para descrever a alegria em reabrimos este espaço tão importante, que guarda a história da nossa querida Caraguá e é palco para as mais belas obras de nossos talentosos artistas”.

Para Denise Lemes, diretora do MACC, “esse Patrimônio Cultural precioso inspira cuidados e muito carinho. Por isso, precisamos, e convidamos, a população caraguatatubense para fazer parceria conosco. Prestigiem nosso museu, ajudem a proteger o Patrimônio Histórico de nossa cidade, pois um povo perde sua identidade quando esquece a sua história”, concluiu.

As escolas, projetos e afins que queiram agendar uma visita técnica ao MACC devem entrar em contato com a equipe do museu de terça a sábado pelo número: (12) 3883-9980. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscara para a permanência no local. Álcool em gel será disponibilizado aos visitantes na entrada do museu.

Serviço

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *