A Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos da Semana de Arte Moderna, incluindo exposições artísticas e a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela, a partir deste sábado (19/2), no Centro Cultural Waldemar Belisário, Vila – Centro Histórico da cidade.

A programação tem início a partir das 19h. Nos salões do espaço, estarão abertas para visitação as exposições “Retratos Falados”, do artista plástico Zé Paulo e “Pandemônio”, do artista Márcio Pannunzio.

Já na parte exterior do Centro, a Orquestra Popular de Ilhabela faz sua primeira apresentação do ano, também a partir das 19h, sob a regência do maestro Ricardo Ramalho.

“A cultura tem papel fundamental no nosso Governo. Neste evento buscamos relembrar a importância que a Semana de Arte Moderna teve no papel da arte brasileira”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Os eventos em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna em Ilhabela são promovidos pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura.

Semana de Arte Moderna de 1922

Considerado um dos momentos mais marcantes para a cultura e produção artística brasileira no século 20, a Semana de Arte Moderna foi realizada entre os dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo e tornou-se um marco do modernismo no Brasil.

Na ocasião, o evento reuniu os mais importantes e inovadores pintores, arquitetos, músicos e poetas brasileiros da época para mudar a arte. O objetivo da Semana de Arte Moderna era expor, declarar e discutir meios para adequar o modernismo a uma realidade “mais brasileira”, além de buscar romper com padrões estéticos tradicionais, impostos desde o Renascimento.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *