Pela primeira vez na história, o município é sede do evento

 

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e o secretário estadual de Turismo, Vinícius Lumertz, participaram, na manhã desta terça-feira (16), no Teatro Municipal, da abertura do XI Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo, realizado pela primeira vez no município, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT) e Programa Viaje Por Aí.

O prefeito e o secretário destacaram a importância do Turismo na economia das cidades, dos Estados e país. Em sua rápida palestra, Lumertz defendeu reformas para fortalecer o setor e apresentou vídeos produzidos pelo Estado, entre eles um sobre marca criada para divulgação dos parques, como força do Turismo de Natureza.

Felipe Augusto destacou investimentos do governador, Rodrigo Garcia, em São Sebastião, que potencializaram o turismo, entre eles aproximadamente R$ 8 milhões nas Obras de urbanização da Praça Pôr do Sol e da orla da praia de Boiçucanga, em fase final e considerada a segunda maior praça do município; além de R$ 15 milhões em pavimentação, drenagem, recuperação de calçada e iluminação em Maresias.

O prefeito também destacou investimentos no turismo esportivo, com a realização na cidade do Jogos Abertos do Interior, nos dias 03 e 04 de outubro de 2022, com a participação de cerca de 300 cidades.
“Ao olharmos para o turismo, temos que investir em todos os setores”, destacou Felipe Augusto.

O evento

Com entrada gratuita, o encontro aborda o assunto “Marca Turística, o valor agregado da comunicação”. O congresso reunirá profissionais do Brasil, Argentina, Equador, Peru, Chile, Colômbia, Panamá, México, Costa Rica, República Dominicana, entre outros países, para um dia de reflexão, palestras e painéis.

A expectativa é receber cerca de 35 jornalistas de diversos países e outras 200 pessoas ligadas ao setor de comunicação.

Em 2019, o Congresso aconteceu na capital e os jornalistas vieram fazer a press trip no município de São Sebastião. Depois disso veio a oportunidade de sediar encontro, que aconteceria em 2020 mas foi cancelado devido a pandemia.

Os profissionais estarão no município de 15 a 19 de agosto, e neste período, a SETUR e o COMTUR promoverão uma press trip que inclui: visitas aos atrativos turísticos, praias, artesanato e culinária local, a fim de divulgarem em seus veículos de informação, dando mais visibilidade ao turismo sebastianense.

Confira a programação completa:

09H – Entrada
09H15 – Abertura
09H45 – Marketing cultural: a arte de promover a cultura através do turismo. Maye Padilla (México)
10H – Amanhã é hoje. Contribuições de marketing para o turismo sustentável Hernán Couste (Argentina)
10H15 – Como a cidade de Brotas duplicou seu orçamento turístico através da comunicação. Fabio Pontes (Brasil)
10H30 – Bogotá: marca turística e cidade criativa vista a partir da inovação. Daisy Sanchez (Colômbia).

10H45 – Pausa para café
11H15 – A marca digital de destinos turísticos, uma história de sucesso: Coyuca de Benitez, Guerrero, México, Israel Urbina (México)
11H30 – Marketing e turismo de raízes: uma solução para destinos culturais. Hernan Mazza Martins (Argentina).
11H45 – Misiones posiciona-se internacionalmente através de suas marcas turísticas. Silvia Rivas (Argentina)
12H – Comunicar sua história pode impactar significativamente sua marca. Kevin Casanova e Steven Mendez (Colômbia).
12H15 – Publicação dos indicados ao prêmio internacional Passaporte Aberto 2022. Miguel Ledhesma (Argentina).

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *