• A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informou nesta segunda-feira (5), que na sexta-feira (2), o município confirmou o primeiro caso de Monkeypox, conhecida como a varíola dos macacos. O paciente se encontra em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Família. Atualmente Ilhabela possui 8 casos descartados da doença e 1 confirmado.

    Monkeypox

    Trata-se de um vírus infectocontagioso, transmitido principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), contaminadas por meio do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos contaminados. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem. O vírus da monkeypox sobrevive por até 90 horas em superfícies.

    A maneira mais segura de se prevenir contra a doença é evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e recomenda-se o uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca. Além disso, não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Entretanto, estes itens poderão ser reutilizados após higienização com detergente comum.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.