• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), irá promover a limpeza dos mangues da Enseada, Colhereiro e Araçá. As ações serão realizadas pela Divisão Socioambiental, com o apoio de voluntários, a partir das 8h30, entre os dias 21 e 26 de novembro.

    Na próxima segunda-feira (21), os trabalhos se iniciam no mangue da Enseada, e neste primeiro dia, está prevista, além dos funcionários da pasta, a participação dos psicoletores e alguns voluntários. O ponto de encontro será na praça do Kitesurf.

    Já na quarta-feira (23), será realizada a limpeza do mangue do Colhereiro, que dessa vez conta com a presença do Instituto Argonauta, Vanessa Paúba Presidente da Associação de Bairro Amo Paúba, voluntários e alunos da Escola Machado Rosa, que darão continuidade a um estudo que vem sendo realizado neste local. Eles devem se encontrar no estacionamento próximo ao embarque da Balsa.

    Por fim, no sábado (26), funcionários da SEMAM, com ajuda da Equipe Cardume, OAB São Sebastião, ONG Apaixonados pelo mangue e moradores, será realizada novamente a limpeza do mangue Araçá. O ponto de encontro será a Viela Dona Petrolina, no bairro Topolândia.

    Assim como aconteceu em outras oportunidades, durante a ação haverá uma roda de conversa com os voluntários, para falar sobre a importância dos mangues e como a preservação desse ecossistema é benéfica para toda a fauna e flora e até mesmo para nós, seres humanos.

    Mangues

    Estima-se que os mangues forneçam até 10% do carbono orgânico dissolvido pelos oceanos a partir da terra, matéria-prima que é de suma importância para o ciclo do carbono atmosférico que ajuda na regulação do dióxido de carbono e consequentemente o clima do planeta, por isso se faz tão necessária sua preservação.

    O município de São Sebastião conta com cinco principais mangues ao longo de sua costa, que são o da Enseada, Colhereiro, Araçá, Juquehy e Sahy, que desde 2017, mensalmente, recebem essas ações para manter o equilíbrio do ecossistema local.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.