Marcello Veríssimo

Começa nesta quinta-feira (22) a Operação Verão 2022/23 nas travessias litorâneas em todo o estado de São Paulo. São oito travessias de balsa em operação que devem seguir em esquema especial até o dia 27 de fevereiro de 2023.

A operação é realizada pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes. De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), que é vinculado à secretaria, as equipes adotaram uma série de medidas para facilitar o acesso de passageiros, ciclistas, motoristas e motociclistas às balsas, entre elas, o embarque e desembarque simultâneos, como acontece anualmente nesta época de temporada, e a manutenção noturna dos equipamentos.

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse que a operação é realizada para facilitar o deslocamento dos turistas que irão curtir as férias no litoral. “Queremos garantir que a mobilidade das pessoas seja mais ágil, confortável e segura, em um período em que a população nestas cidades pode aumentar até 40%”, disse o secretário, destacando que neste ano o DH também colocará em prática a operação Bate-Volta Vazia.

A temporada começa com 31 embarcações nas oito travessias, a maioria delas reformada, graças à implementação do programa de melhoria das travessias adotado desde 2020. Nestes dois anos, segundo o DH, foram investidos mais de
R$ 150 milhões em reformas de balsas, pontes e flutuantes, locações, manutenções e compra de novos equipamentos.

O sistema de travessias em São Paulo atende Santos/Guarujá, Santos/Vicente de Carvalho (pedestres e ciclistas), São Sebastião/Ilhabela, Bertioga/Guarujá, Iguape/Juréia, Cananéia/Continente, Cananéia/Ilha Comprida e Cananéia/Ariri.

De acordo com o Departamento Hidroviário, durante o mês de novembro, o volume diário de usuários nas oito travessias foi de 27.456 pedestres e ciclistas e de 30.142 motoristas e motociclistas. No total, no mês passado, foram
transportados 823.639 pedestres e ciclistas e 904.266 condutores de motos e outros veículos.

A travessia com maior movimento é Santos/Guarujá, que em novembro teve total de quase 30 mil pessoas e pouco mais de 899 mil usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *