Marcello Veríssimo

A Polícia Ambiental, em Ubatuba, divulgou na tarde desta quarta-feira (25) mais um caso de flagrante de pesca predatória no Litoral Norte. A ocorrência é da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, e foi registrada na última terça-feira (24) durante patrulhamento preventivo náutico da Operação Impacto.

De acordo com a polícia, a embarcação foi flagrada na Praia do Matarazzo, em plena atividade durante a modalidade chamada de pesca de arrasto. A embarcação estava a caminho da Barra dos Pescadores.

A polícia informou que a embarcação estava em uma área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte. Durante a vistoria, os policiais encontraram três quilos de Raia Viola (Pseudobatos percellens), espécie que é protegida por lei e consta na lista de animais ameaçados de extinção.

O pescador confessou estar ciente da proibição da pesca desta espécie. Ele recebeu auto de infração ambiental no valor de R$ 2, 2 mil. A Polícia Ambiental apreendeu o barco, as redes e os demais petrechos utilizados para cometer o crime.

O pescado apreendido foi doado para o Lar Vicentino de Ubatuba e deve ser repassado para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Risco – A portaria nº 300, do Ministério do Meio Ambiente, de 13 de dezembro de 2022, que trata da lista nacional de espécies ameaçadas de extinção reconhece a Raia Viola, que é classificada como vulnerável, ou seja, sua pesca é proibida.

A Polícia Ambiental conta com a ajuda da população para realizar denúncias. Para denunciar, ligue: (12) 3842-0123 e 3842-0355.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *