Polícia Ambiental flagra rede de pesca irregular e tartaruga morta na Costa Sul de São Sebastião

96e93854-42b8-497a-b0c2-a86a1ae97b1e

Marcello Veríssimo

A Polícia Ambiental, em São Sebastião, apreendeu uma rede de pesca com 100 metros de comprimento na baía da praia de Toque Toque Pequeno, na costa sul do município, nesta segunda-feira (30). O flagrante é da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, que recebeu diversas denúncias sobre redes de pesca armadas irregularmente na praia.

De acordo com a polícia, as denúncias mostravam inclusive dois golfinhos mortos, emalhados em uma destas redes, no último domingo (29). A Polícia Ambiental informou que deslocou uma equipe à região para apurar as denúncias.

A polícia informou que após o patrulhamento marítimo localizou a rede irregular sem as devidas plaquetas de identificação, que torna o petrecho não permitido conforme a legislação pesqueira vigente. No momento do flagrante, não haviam embarcações pesqueiras nas proximidades, o que ajudou a caracterizar a pesca utilizando método não permitido, mas não foi possível identificar o responsável pelo crime ambiental.

A rede estava armada no mar dentro da APAMLN (Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte), sendo imediatamente recolhida e apreendida. A Polícia Ambiental informou ainda que perto da rede recolhida foi encontrada uma tartaruga verde (Chelonia mydas), também conhecida como Tartaruga-aruanã que estava morta, provavelmente após interação com o petrecho de pesca e morte por afogamento, após não conseguir emergir para respirar.

A Polícia Ambiental recebe denúncias pelos telefones (12) 3842-0123 / 3842-0355. _

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias