Praia do Engenho reúne calmaria e história em meio ao cotidiano agitado em Ilhabela

1205fb67-f1eb-4c0b-ae63-5df34fea68fc

Marcello Veríssimo

Uma praia no epicentro do movimento, do vai e vem de carros, pedestres, bicicletas e triciclos, mas que é um convite a parar por alguns instantes, olhar para o horizonte e pensar na simplicidade da vida, em meio a natureza e a história da comunidade de Ilhabela.

Localizada aproximadamente 5km da balsa, no sentido norte da ilha, a praia do Engenho D’Água possui fácil acesso e está a 1,5 km da Vila, Centro Histórico.

Ao longo de toda sua faixa de areia, a praia do Engenho d’ Água, ou somente praia do Engenho, proporciona uma bela vista para quem passa de carro ou segue pela ciclovia “Cisne Branco” e a calçada para pedestres que fica na orla.

Para quem passa nos afazeres do dia a dia, muitas vezes, pode se acostumar com a calma e a tranquilidade da praia do Engenho. A reportagem do JDL percorreu a praia na manhã deste sábado (4) e a areia estava cheia de famílias aproveitando o local, que possui apenas um único quiosque, carrinhos de ambulantes também disputam os clientes.

A praia termina no pier que é uma espécie de “trincheira de paz”, que demarca o fim da praia com o início da vizinha Pequeá. Neste pier, segundo os moradores caiçaras, pela manhã bem cedo, é possível ver muitos cardumes de peixes e algumas tartarugas marinhas.

Bem localizada, a praia do Engenho também já foi escolhida ao longo dos anos como cenário de festas de Réveillon. “Muito linda, água muito transparente! Não é de tombo, dá para ver peixinhos na água. Muito boa para família com crianças”, disse a turista Milena Lucero.

Já Iara Santos considera a vista da praia do Engenho linda.”Além disso, é possível encontrar bons restaurantes nas redondezas”, ela destaca.

Para Elucia Viana, a praia é belíssima. “Simplesmente deslumbrada com tanta beleza, estar em Ilhabela é sentir-se mais perto de Deus”.

Fazenda – A prefeitura informou que em frente a praia está localizada a Fazenda do Engenho D’Água, uma antiga fazenda colonial construída no século XVII e grande produtora de açúcar e cachaça na época.

De acordo com a prefeitura, a fazenda é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1945, mas ainda guarda muitas características originais como os porões dos escravos, e algumas lendas sobre o local.

Atualmente foi transformada em Parque Municipal pela Prefeitura de Ilhabela, a Fazenda é cenário de exposições e eventos, sempre respeitando o patrimônio histórico tombado.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias