A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), inaugurou, no sábado (04), o Bosque de Barequeçaba Joaquim José dos Santos – “Joca Barê”.

O bosque foi implantado em uma área usada para descarte irregular de resíduos, na Rua Hugo Dehen. As obras foram iniciadas no segundo semestre de 2022.

O local foi transformado e recebeu os seguintes serviços: portal de madeira e cerca na entrada do bosque; calçamento com bloquetes; paisagismo (implantação de árvores e plantas de pequeno porte e grama); equipamento de academia ao ar livre; instalação de parquinho infantil; decoração com objetos de madeira produzidos no Viveiro Municipal; instalação de um ponto de selfie com logo da cidade e alambrado nos fundos da área, entre outros.

A SESEP realizou todos os serviços de benfeitorias com mão de obra própria, servidores públicos municipais e contratados PEAD (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego), ou seja, não houve contratação de empresas particulares.

A ação, voltada à preservação e valorização ambiental, tem o objetivo de trazer melhorias socioambientais para o bairro e criar espaço diferenciado para o lazer das pessoas, que poderão usufruir de mais uma área para interagir com a natureza.

O bosque recebeu o nome de Joaquim José dos Santos – “Joca Barê”. Ele é ex-servidor público municipal. A área de recreação tem o nome de “Laura Helena Ramos – Laurinha”. Ambos eram moradores de Barequeçaba.

A SESEP contou com o apoio das secretarias de Obras (SEO) e Meio Ambiente (SEMAM) no projeto de transformação da área.

Investimentos

O prefeito, Felipe Augusto, falou sobre os investimentos realizados no bairro e as benfeitorias projetadas para os próximos meses no bairro e todo o município, que dependem da liberação de recursos dos royalties, já conquistados pelo município, mas que aguardam liberação.

A prefeitura tem realizado constantes investimentos em Barequeçaba. Entre as principais obras e ações desenvolvidas estão a entrega da revitalização da E.M. Professora Luiza Helena de Barros, em 21 de novembro de 2022, um investimento de R$1.798.629,31 que beneficiou 196 alunos do Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano. Também foram realizadas obras de reforma geral da Unidade de Saúde da Família (USF); reforma e adequação do imóvel da sede da Guarda Mirim; além das reformas do CAE de Barequeçaba (Centro de Apoio Educacional), da EMEI de Barequeçaba, da Praça de Barequeçaba e, ainda, pavimentação da Rua Evaristo da Veiga.

Entre as obras planejadas para Barequeçaba estão pavimentações de ruas que serão licitadas: Alameda Bem-te-vi; Alameda Arapongas; Alameda Canários; Alameda Eucaliptos; Alameda dos Sabiás; Rua das Samambaias; Rua Dr. Paulo da Costa; Rua Ivair Azevedo Marques; Rua Projetada; Rua Vitória Régia; Rua Comendador Emílio Romi; Travessa Comendador Emílio Romi e Travessa Evaristo Veiga.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *