Mulher de velejador desaparecido realiza protesto contra decisão da Marinha de suspender buscas

d73c6f82-671f-46cd-b698-e1ef622cf398

Marcello Veríssimo

Maria de Fatima Calças, esposa do velejador Edison Gloeden, 66, conhecido por Alemão, que sumiu no mar junto com o veleiro ‘Sufoco III’ no dia 15 de janeiro, procurou os jornalistas para dizer que está inconformada com a suspensão das buscas ao marido por parte da Marinha do Brasil. Ela disse que ainda tem fé que as autoridades Marítimas vão voltar a procurar o marido.

No último sábado (4), Maria de Fátima promoveu um protesto em frente à Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, em Santos. De acordo com ela, é desesperador saber que quem estava apoiando simplesmente falou que terminaram as possibilidades de encontrar o Edison. “Não terminaram, pode ter terminado os recursos da Marinha, [pois] eu sei que eles precisam de gente competente, material, transporte, combustível, verba para fazer isso tudo, eu entendo, mas fico em uma situação [complicada], quero que continue, não pode parar”.

A esposa do velejador disse que a Marinha informou a ela que “fez de tudo e não tem mais possibilidades”. “Eu não aceito o posicionamento deles. Deixo aqui meu protesto. Não podem parar, não tem vestígio na água, não tem nada boiando. Como deixam um barco simplesmente desaparecer?”.

O Corpo de Bombeiros suspendeu as operações de busca pelo velejador no dia 24 de janeiro. De acordo com os bombeiros, a participação das equipes foi suspensa devido ao esgotamento dos meios de busca que foram utilizados durante os nove dias de procura pelo veleiro.

Os bombeiros disseram que levaram em consideração a capacidade das embarcações e aeronaves disponibilizadas, as limitações operacionais por conta do combustível e o limite legal de navegabilidade, que restringe o afastamento da costa brasileira de acordo com a habilitação náutica dos operadores das embarcações.

A Marinha e a Polícia Federal não emitiram comunicado oficial sobre as operações de busca ao velejador desaparecido.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias