“Fantasias universais” são as preferidas dos foliões neste Carnaval

d1258446-b125-42aa-87fe-fa9d2a4a4142

Marcello Veríssimo

Enfim, após dois anos de espera o Carnaval 2023 será aberto oficialmente na próxima sexta-feira (17) em todo o país. Depois do fim de semana do “Esquenta”, agora é pra valer. Por todo o país, centenas de milhares de foliões se preparam para os próximos dias descansar e aproveitar a maior festa popular do planeta.

E pelos municípios do Litoral Norte não é diferente. As prefeituras já divulgaram suas programações, a estimativa do setor hoteleiro é de lotação e o setor de comércio e serviços também está confiante, de acordo com as entidades que representam o setor.

Mas, o que importa mesmo no Carnaval, é a fantasia. Não importa: para muita gente a folia é tempo de soltar suas fantasias, ser mais um na multidão, no embalo do bloquinho.

E neste ano, segundo Carlos Eduardo Lavieri, responsável pela Casa Ecumênica, a maior referência em aluguel de fantasias em São Sebastião, o comportamento do folião apresenta uma certa mudança na procura pela ”fantasia ideal”. A loja dispõe de um acervo com aproximadamente 20 mil peças.

Mas, assim como na moda, a fantasia ideal é aquela com que o folião se sente bem. “Aqui, tá em alta esse ano a saia de tule e as máscaras, que são universais, tanto para as mulheres como para os homens, que também vem procurar fantasia para o Bloco dos Sujos”.

O Bloco dos Sujos é uma tradição no Carnaval de São Sebastião em que os homens se fantasiam de mulher e as mulheres se fantasiam de homem. O desfile do bloco acontece tradicionalmente na noite do sábado de Carnaval entre a Vila Amélia e a Rua da Praia, na região central do município.

Carlos Eduardo, conhecido por Cacá, que é neto da comerciante Soninha da Casa Ecumênica, conta que a maior procura dos foliões é em busca de fantasias e adereços para esse bloco. “Orelhinha de coelho, asa de borboleta, também tem bastante saída, as pessoas não estão mais procurando a fantasia x ou y neste ano, a gente percebe que está meio misturado”. “O comportamento do folião mudou, antigamente as pessoas procuravam fantasia da cabeça aos pés, hoje em dia você monta uma fantasia em casa e vem em busca de uma máscara, saia de tule, um acessório”.

O comerciante também conta que, para este Carnaval, os personagens infantis e de super-heróis, por exemplo, ficaram um pouco esquecidos em comparação com as fantasias unisex. “Esse tipo de fantasia tem mais procura em festa de aniversário, não para o Carnaval”, ele destaca.

Para alugar uma fantasia basta levar os documentos de identidade e o CPF e preencher a ficha de cadastro. A Casa Ecumênica fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, n° 110. O horário de funcionamento neste Carnaval é das 8h às 19h nos dias de semana, aos sábados das 10h até o último cliente, e no domingo das 9h às 17h.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias