Em ação ajuizada pelos Núcleos Paraíba do Sul e Litoral Norte do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), a juíza Simone Cristina de Oliveira Souza da Silva, que responde pela Vara da Fazenda Pública de São Luiz do Paraitinga, concedeu na última terça-feira (14) liminar determinando que, na área contígua ao Parque Estadual da Serra do Mar, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estabeleça o limite de velocidade em 60 quilômetros por hora. Em trechos de curva acentuada, esse número deverá ser ainda menor. O objetivo é prevenir e minimizar os atropelamentos de animais.

Pela decisão, o DER fica também obrigado a providenciar resgate e cuidados aos bichos sobreviventes de atropelamento mediante possíveis parcerias ou convênios com entidades autorizadas pelo órgão ambiental, sejam Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), clínicas veterinárias especializadas ou associações de proteção à fauna. O prazo para adoção das medidas é de 45 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Assinada pelos promotores de Justiça Laerte Fernando Levai e Tadeu Salgado Ivahy Badaro Junior e instruída com pareceres técnicos do Centro de Apoio à Execução (CAEx) e da assessoria do Gaema Paraíba do Sul, a ação pleiteia ainda que o DER, a título compensatório pela longa ausência de medidas mitigatórias naquela rodovia estadual, custeie a criação e manutenção de um Cetras em Ubatuba para atendimento dos animais resgatados que necessitem de cuidados antes de eventual reintrodução na natureza.

By srneto

One thought on “Limite de velocidade no Parque Estadual da Serra do Mar deverá ser reduzido para proteger animais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *