GRAD resgata animais que ficaram nos escombros após a tempestade que devastou a Costa Sul de São Sebastião

2550a8f5-a7b1-40ac-a7e6-0f119c86c634

Marcello Veríssimo

Eles são os melhores amigos do homem e não poderiam ser deixados de lado na operação de resgate das vítimas das chuvas do último sábado que devastaram a costa sul de São Sebastião. O GRAD ( Grupo de Resgate de Animais em Desastres) se integrou ao Posto de Comando mobilizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Prefeitura de São Sebastião desde o início da tragédia.

O grupo realiza o resgate dos animais que ficaram presos nos escombros, em casas nas áreas de risco ou que fugiram e estão perdidos pela cidade. De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (21), 50 animais foram assistidos, sendo que 19 deles, entre cães e gatos, foram resgatados pela equipe de oito voluntários do GRAD.

A médica veterinária e bombeira civil, Carla Sássi, que está na operação do GRAD em São Sebastião, disse que ainda pode haver dezenas de animais precisando de auxílio nas áreas afetadas.

Ela disse que muitas pessoas conseguiram escapar só com a roupa do corpo. “Seguimos em campo buscando os animais que ficaram em áreas de risco. Alguns tutores estão indo conosco para nos mostrar onde os animais ficaram. Alguns estão desde domingo sem ração e sem água”, ela disse.

Os animais resgatados pelo GRAD estão sendo levados para o Instituto Verde Escola, em Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião, e também para escolas em Boiçucanga e na Topolândia. Saiba mais sobre o GRAD em https://www.gradbrasil.org.br/

O Fundo Social de São Paulo ampliou a campanha de arrecadação para incluir ração e sachê para cães e gatos, vermífugos, anti pulgas e tapetes higiênicos.

As doações podem ser feitas no depósito do FUSSP, localizado na avenida Marechal Mário Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista. O recebimento dos donativos acontecem entre 8h e 17h.

Durante esta terça-feira (21) foram encaminhadas 11,8 toneladas de doações para as vítimas da tempestade no litoral norte.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias