“Movimento SOS Mangue Ilhabela” realiza evento de meditação e conscientização ambiental

created by dji camera

No próximo sábado (4), a partir das 8h30 na Praia da Barra Velha, em Ilhabela, será realizado um dia de ações para celebrar a preservação dos manguezais. Meditação, exposições, observação de pássaros e animais, coleta e pesagem de resíduos. O evento é organizado pelo “Movimento SOS Mangue Ilhabela”, gratuito e com classificação livre para todas as idades.

De acordo com os organizadores, o dia começará com uma meditação guiada por Ariel Dahan; seguida de stand de exposição do Instituto Argonauta para mostrar o que acontece com os animais que ingerem lixo; e, dinâmica com biólogos e voluntários para conhecer o ecossistemas; por fim, coleta e pesagem do lixo coletado. Programação completa:

Os manguezais

Os manguezais são berçário e abrigo para diversas espécies de fauna aquática e terrestre, e no caso do Mangue da Barra Velha, segundo Eloisa Dell`Ore, representante do Movimento SOS Mangue Ilhabela, a área já se encontra em processo de regeneração.

“Nesta ação, estaremos diante do maior estuário de Ilhabela, onde já observamos o início de recuperação do manguezal ao lado do acesso à balsa e da vegetação de jundu na praia. É muito importante garantir que esse processo de crescimento continue. O Estuário da Barra Velha/Perequê abriga e alimenta muitos animais aquáticos e terrestres, incluindo aves migratórias que viajam dos polos gelados até este local. Além disso, a vegetação forma uma barreira natural eficiente que ajuda a conter o avanço do mar, evitando a perda de areia e erosão da praia. Também é aqui que o lixo ‘enrosca’ e os poluentes são absorvidos, uma significativa contribuição para limpeza do mar e do ar”, explicou Eloisa.

Gysele Bastos, advogada especialista que apoia o Movimento, esclarece que: “A área do Manguezal da Barra é uma área de proteção permanente (APP), que deve ser conservada e protegida. Ainda, sua demarcação como Unidade de Conservação está prevista no Plano Diretor de Ilhabela, mas ainda não aconteceu. Estamos trabalhando para envolver a sociedade local, a Prefeitura e criar consciência do rico ecossistema que temos ao lado da balsa, sobretudo por conta do alargamento da faixa de areia, que pode causar danos irreversíveis ao manguezal, que é uma área de transição muito sensível”, comentou.

São esperados alunos de escolas da região e educadores, mas a representante do Movimento reforça que o convite é para todos. “Preparamos uma programação muito agradável e dinâmica para a população de Ilhabela. Nosso objetivo é gerar consciência sobre a necessidade de preservar este local tanto para a natureza quanto para nós humanos. Todos estão convidados, tragam garrafinhas de água e disposição para juntos celebrarmos a vida”, finaliza Eloisa com o convite.

Serviço:

Data: 04/03 (sábado)

Horário: das 8h30 às 11h00

Local: Praia da Barra Velha, Ilhabela.

Classificação: Livre

Público alvo: alunos de escolas públicas e privadas, ambientalistas, técnicos e membros da sociedade civil.

Apoio: Secretaria de Meio Ambiente do Município de Ilhabela, Come Together – Escola de Inglês, Instituto Ilhabela Sustentável, Bastos Advocacia, Instituto Argonauta, Grupo Organizado Semear, Associação de Guias e Monitores de Ilhabela, Associação Elementos da Natureza, Cambaquara.

Foto: Patrick Pina

 
 

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias