Turismo não pode parar: prefeito de Ilhabela cobra ações para incentivar trade turístico diante da crise

acc23120-fd5e-443d-a274-c4ced815fc31

Marcello Veríssimo

Diante dos reflexos da crise causada pela tempestade durante o Carnaval, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), pediu ao Consórcio Litoral Norte, que reúne as cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Bertioga, um acordo para a liberação temporária do pedágio na Rodovia dos Tamoios e da tarifa de travessia da balsas com o objetivo de incentivar o movimento de turistas no arquipélago.

Desde o final de semana da tragédia, entidades do setor hoteleiro e turístico da ilha registram o cancelamento de reservas e apontam más consequências para o segmento.

O prefeito de Ilhabela disse que também considera necessário acabar com os comunicados feitos pelo Governo do Estado pedindo para que os turistas não venham para a região, pois o turismo, principal fonte econômica das cidades, sofre sérios riscos com a medida, como cancelamentos de reservas para os próximos feriados e também para as férias escolares de julho.

De acordo com Toninho Colucci, vai chover como chove todo ano. “Toda vez que chover vamos correr riscos, temos que trabalhar para mapear e controlar as áreas de risco, mas não podemos parar a nossa indústria, que é o turismo, porque os problemas serão ainda maiores”, disse o prefeito de Ilhabela. “Somos solidários e respeitamos o luto das famílias atingidas, mas como gestores temos que ter responsabilidade, avaliar cada situação e sermos corajosos e enfrentarmos essa situação de frente”.

A região ainda se recupera dos danos causados pela tempestade que atingiu os quatro municípios e deixou milhares de desabrigados, além de vítimas fatais.

O presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus, que também é prefeito de Bertioga, disse que, além de São Sebastião, nas demais cidades todos os serviços públicos e privados que são demandados pelos turistas e o comércio local estão funcionando normalmente. “O primeiro passo é reconhecer que existem realidades distintas em cada um dos municípios”.

Toninho Colucci defendeu a liberação imediata dos recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias do Estado de São Paulo) para ajudar na recuperação dos municípios afetados pela chuva. Os representantes dos municípios se reuniram na terça-feira, dia 28 de fevereiro, em Caraguatatuba, com o secretário de estado do
Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo se comprometeu a promover os destinos afetados assim que a Defesa Civil, autoridades de meio ambiente e infraestrutura concluírem que não há riscos para visitantes e moradores, comércios e serviços locais. A Secretaria apresentou uma campanha de fomento ao turismo para aquecer a economia local fora de temporada.

Para colaborar com a reestruturação do planejamento de turismo regional, o Circuito Litoral Norte segue alinhando parcerias e ações com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e ABIH, entre outras entidades.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias