Marcello Veríssimo

O outono começa oficialmente às 18h25 desta segunda-feira (20). A estação, geralmente, marca a transição do calor do verão para o frio do inverno.

De acordo com os meteorologistas, a expectativa para este ano é que o outono tenha início com o Oceano Pacífico na chamada fase de neutralidade, ou seja, sem a atuação dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña.

Após três anos consecutivos a atuação de
La Niña, que provocou o resfriamento anômalo das águas do Pacífico Equatorial, trouxe sucessivos verões de estiagem e fortes ondas de calor para estados como o Rio Grande do Sul.

Os meteorologistas dizem que o comportamento da temperatura no Pacífico será decisivo para as condições do clima neste outono. “Neutralidade é frequentemente confundida com normalidade, mas pode trazer tanto extremos de El Niño como de La Niña. Já observamos aquecimento das águas do Pacífico nas costas do Peru e do Equador e que tende a se acentuar no decorrer da estação, o que pode levar a um episódio de El Niño no final do outono ou durante o inverno”, eles dizem.

A estação do outono marca a expectativa pela chegada do frio, mas o começo da estação normalmente ainda tem características térmicas do verão. “A chegada do outono não significa que o calor ficará para trás”, alerta a previsão do tempo.

Os dias devem continuar quentes entre os meses de abril e maio, mas mesmo em junho, segundo a previsão do tempo, a temperatura ainda continuará elevada. De acordo com os serviços de meteorologia quando há um período quente mais prolongado no mês de maio após dias frios acontece o chamado “veranico de maio”, mas ele não ocorre todos os anos e ainda não se sabe se vai acontecer em 2023.

Frio – Os meteorologistas dizem que a tendência de um outono frio é extremamente improvável, o que não significa que durante a estação ocorra diminuição na temperatura.

Mas a previsão é de um período de outono com predomínio de sol e temperaturas máximas acima da média para esta época do ano. De acordo com os meteorologistas, os episódios de frio tendem a ser mais pontuais, e eventualmente fortes. “A tendência, assim, é que não ocorra frio persistente e muito prolongado neste outono de 2023”, garantem os meteorologistas.

O calor continua nesta segunda-feira na região com máxima de 31 graus e mínima de 23.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *