Técnico do PMP encontram tartaruga morta que passou pelo Tamar em Ubatuba

1740d6f0-8030-4bf1-8eeb-e9324111d497

Marcello Veríssimo

Técnicos da equipe do PMP-BS (Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos), do Instituto Gremar, encontraram a carcaça de uma tartaruga marinha da espécie Caretta, conhecida popularmente como tartaruga-cabeçuda, na praia da Enseada, em Bertioga. A tartaruga é a mesma que passou por reabilitação na Fundação Pró Tamar, em Ubatuba, após ser resgatada por pescadores com sinais de desidratação no dia 20 de abril de 2020.

De acordo com os especialistas, a identificação do animal foi possível pelas anilhas definitivas do projeto Tamar que estavam colocadas nas nadadeiras do animal, que também estava com algas presas em sua carapaça.

Foi por meio das anilhas, que os especialistas buscaram mais informações sobre o que tinha acontecido com o animal. Os técnicos descobriram que ela foi solta aproximadamente um mês depois na Praia da Caçandoca, ao extremo sul de Ubatuba, no mesmo local em que havia encalhado.

Três anos – Quase três anos depois da sua reabilitação, a tartaruga não teve a mesma sorte. A carcaça encontrada foi levada para o Centro de
Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, na Baixada Santista, para o exame de necropsia.

O Instituto Gremar informou que a região gastrointestinal não tinha alterações, ou seja, o animal estava se alimentando normalmente, embora tenham sido encontrados alguns resíduos sólidos, como fragmentos de plástico mole, típicos de copo descartável e sacola plástica em seu estômago.

O PMP-BS é desenvolvido para o atendimento da condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, que é conduzido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e realizado por 15 trechos do litoral brasileiro entre Laguna, em Santa Catarina, e Saquarema, no Rio.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. Para mais informações sobre o PMP-BS, acesse: http://www.comunicabaciadesantos.com.br

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias