Marcello Veríssimo

O mundo passa pela ciclovia de Ilhabela, principal ligação entre a região central e a região norte do município. Com início no desembarque da balsa para quem chega de São Sebastião é só sair e seguir em frente. São aproximadamente 7km de ciclovia até às proximidades da Vila, no Centro Histórico do arquipélago.

Se você não estiver de bicicleta pode alugar uma das que estão disponíveis pelas empresas de locação. Além das tradicionais bicicletas, com o passar dos anos, os patinetes também tomaram conta da ciclovia e hoje se tornaram uma opção de transporte para quem circula por ali, sejam moradores na correria do dia a dia, turistas passeando ou esportistas que treinam pela orla.

A reportagem do JDL percorreu o trajeto na tarde desta quarta-feira (22) e refez o caminho em busca de novidades na companhia de um grupo de mochileiros que visitam a região. Além da ciclovia, Ilhabela ainda tem cerca de 56 km de estrada para conhecer de um lado para o outro.

Pelo trajeto até a Vila não faltam opções de bares, lojas, restaurantes, supermercados, entre outras opções de serviço ao turista, como agências de turismo que operam roteiros de passeio e hotéis.

Atualmente, a prefeitura está reformando a ciclovia e alguns trechos estão interditados para obras.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a ciclovia atualmente chamada de Cisne Branco, provavelmente pode receber um novo nome após a reforma em sua reinauguração. A reportagem do JDL recebe constantes reclamações sobre a falta de sinalização na ciclovia e, durante a última temporada de verão, quando o movimento aumenta consideravelmente, não foi diferente.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Ilhabela não retornou as mensagens da reportagem para falar sobre o assunto.

Durante o passeio, o turista tem a chance de passar por cartões postais do lado norte de Ilhabela.

O primeiro deles é a Ponte Estaiada, que fica a cerca de três minutos de bicicleta da balsa. Em seguida, a praia da Barra Velha e a região do bairro Perequê, que concentra o centro comercial e bancário da ilha e dezenas de quiosques próximos da orla. A Praia do Perequê é bastante conhecida por reunir eventos esportivos famosos e também o píer do Perequê, lugar ideal para mergulhar nos dias de muito calor.

Outros destaques que acompanham a excelente vista da ilha são as praias do Itaguaçu, Itaquanduba, Engenho D’Água, píer do Pequeá, praia do Saco da Capela e a Vila, que reúne a boemia do arquipélago. Os guias de turismo recomendam curtir o pôr do sol no pier da Vila. “É um passeio muito gostoso, divertido e saudável para fazer com os amigos ou com a família. A Ilhabela encanta os olhos e também a alma”, disse o turista Edson Junior.

E de fato o turista tem razão. Passear pela ciclovia, seja de bicicleta, patinete ou a pé, é uma oportunidade de praticar exercícios sonar livre, pela extensão da ciclovia existem diversos aparelhos para praticar atividade física, mas também relaxar e contemplar a natureza.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *