Marcello Veríssimo

O Instituto Gremar informou nesta quinta-feira (30) que realizou os exames de necropsia nos 12 golfinhos Pontoporia blainvillei, também conhecidos por Toninhas, que foram encontrados mortos na praia do Indaiá, em Bertioga, no último dia 23 de março. Os resultados dos exames devem ser divulgados em breve, mas durante a coleta de material para a realização do exame os técnicos do Gremar encontraram partes de resíduos sólidos no estômago dos golfinhos. As amostras do exame já foram enviadas para análise laboratorial.

De acordo com os especialistas, os animais foram encontrados em estágio inicial no processo de decomposição. Um dos itens do lixo encontrado foram borracha de vedação de garrafas, além de pequenos fragmentos de petrecho de pesca.

Na ocasião do resgate os técnicos identificaram no grupo quatro machos adultos e oito fêmeas, sendo uma filhote, duas jovens e cinco adultas. Três das oito fêmeas mortas estavam prenhas, com os fetos ainda em estágio inicial de desenvolvimento.

De acordo com o Instituto Gremar, uma das fêmeas estava em período de lactação, ou seja, tudo leva a crer que possa ser a mãe do filhote também encontrado morto com o cardume. Alguns dos peixes apresentavam lesões no rosto, que indicam que possam ter sido vítimas de captura por rede de pesca, considerada pelos especialistas a principal ameaça desta espécie.

Os peixes também apresentavam congestão e edema pulmonar. As toninhas estão entre as menores espécie de golfinho que existem no planeta e correm risco de extinção no Brasil.

Números – Durante todo o ano passado, de janeiro a dezembro, no trecho que inclui as praias de Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente, que é monitorado pelo Instituto Gremar por meio do PMP-BS foram registrados 110 encalhes de golfinhos desta espécie, todos mortos, exceto um que foi encontrado com vida, mas posteriormente não resistiu.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, 53 toninhas encalharam no mesmo trecho, incluindo a ocorrência do último dia 23.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *