Prefeitura e Polícia Militar articulam ação para escolas livres de violência e de drogas em Ilhabela

Escolas sem violência_1

Uma ação articulada entre a Prefeitura de Ilhabela, a Polícia Militar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) levará mais segurança aos alunos, professores e servidores das escolas municipais.

Em reunião realizada na última quinta-feira (30/3), a Secretária de Educação Lídia Sarmento, os professores do Projeto Toda Criança na Escola e as diretoras das oito escolas de Ensino Fundamental II localizadas na zona urbana do município apresentaram aos representantes da Polícia Militar e do PROERD os desafios da segurança no ambiente escolar.

“São mais de 2,1 mil alunos do 6º ao 9º anos, adolescentes que vivenciam diferentes realidades e precisam encontrar na escola um ambiente livre de todas as formas de violência, livre de drogas. Esse é o desafio que apresentamos para essa parceria que estamos firmando em defesa das escolas e da comunidade escolar”, afirmou Lídia Sarmento.

Durante o encontro, o Comandante do Pelotão da Polícia Militar em Ilhabela, Tenente PM Pedro Ivo Guedes, teve a oportunidade de escutar as diretoras das escolas e os professores do Projeto Toda Criança na Escola. Guedes está pessoalmente visitando todas as escolas de Ilhabela para definir melhores estratégias para a ronda escolar, atividade sob responsabilidade da Polícia Militar.

Uma das solicitações das diretoras é que a ronda escolar seja realizada de forma integrada à rotina da escola, com envolvimento e diálogo dos policiais com a comunidade escolar.

Combate às drogas e à evasão escolar

Também foi discutida a intensificação do trabalho de prevenção e combate ao uso de drogas com a presença do PM Valdemar de Jesus, responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O programa já está em curso junto aos alunos dos 5º anos e suas atividades têm por objetivo encorajar as crianças para evitar o uso de drogas e a prática de violência.

Os professores responsáveis pela coordenação do Projeto Toda Criança na Escola, Mônica Silvia Siqueira e Marcel Lima Cavalcante, acompanharam a discussão. O programa nasceu da necessidade de acompanhamento da evasão escolar e sempre que acionado busca identificar e acompanhar todas as questões de vulnerabilidade em que o aluno possa estar inserido para agir junto com a rede de proteção, como Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS).

Para a secretária Lídia, a garantia de um ambiente escolar seguro é uma tarefa da escola, das famílias e também da Polícia Militar. “Não podemos imaginar que apenas uma instituição, sozinha, conseguirá tornar a escola um ambiente seguro. Temos que construir uma ampla parceria para enfrentar o desafio da segurança nas escolas”, declarou.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam