Marcello Veríssimo

Uma nova ocorrência de morte por afogamento foi registrada na manhã desta segunda-feira (10) na praia do Félix, região norte de Ubatuba. De acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos), trata-se de uma turista de 52 anos, moradora na cidade de Salto, no interior de São Paulo.

Tudo aconteceu por volta das 11h30, em frente a um restaurante da praia. Equipes dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas para prestar atendimento e o resgate a vítima, mas a mulher não teria resistido, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao IML de Caraguatatuba.

Moradores da praia do Félix disseram que no trecho da praia em que a turista se afogou existe uma forte corrente de retorno, que sempre leva os banhistas na direção do fundo do mar. De acordo com relatos que circulam nas redes sociais, a associação de moradores do bairro durante a temporada de verão contrata guarda vidas para orientar os frequentadores da praia, mas o serviço é suspenso no resto do ano.

Na semana passada, o GBMar divulgou balanço da Operação Praia Segura realizada na temporada de verão de 2022/2023. De acordo com os dados, foram registrados entre dezembro de 2022 e março de 2023, um total de 821 salvamentos nas praias de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião e quatro mortes por afogamento, sendo duas em Caraguatatuba e outras duas em Ubatuba.

Para se ter uma ideia, os dados apresentados neste ano em comparação com a temporada passada mostram que houve queda no número de salvamentos e de mortes.

Na operação Praia Segura de 2021/2022 foram 896 salvamentos e oito mortes nas praias do litoral norte paulista.

No geral, este ano, o número de salvamentos foi maior em Ubatuba, 523. No mesmo período, no mês de janeiro, ápice do verão, foram registradas duas mortes nas praias da cidade.

Na temporada passada foram 405 salvamentos e quatro mortes por afogamento em Ubatuba.

Em São Sebastião neste ano foram 272 salvamentos registrados nas praias e nenhuma morte, enquanto no verão 2021/22 foram 449 salvamentos e duas mortes.

Em Ilhabela, o GBMar não divulgou o número de ocorrências registradas.

Em Caraguatatuba, nesta temporada, foram 26 salvamentos e duas mortes por afogamento. Na temporada anterior, de 2021/2022, foram 42 salvamentos e duas mortes registradas.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *