Marcello Veríssimo

Em meio ao caos na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, com o avanço da K9, nova droga também chamada de droga zumbi e maconha sintética, o governo estadual inaugurou nesta terça-feira (11), o novo “Hub de cuidado com Crack e outras Drogas”, que fica na Rua Prates, no Bom Retiro. A unidade, fica no epicentro da Cracolândia, e substitui o antigo Cratod (Centro de Referência de Álcool e Outras Drogas). O serviço vai funcionar 24 horas por dia.

A Cracolândia e a miséria causada pelo consumo desenfreado da pedra e agora na K9 na maior cidade do país é um problema que nenhum dos governos conseguiu resolver nas últimas décadas. Agora, de acordo com o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o objetivo é que o Hub seja uma grande porta de entrada para oferecer tratamento aos dependentes químicos, que circulam especialmente na região da Cracolândia.

Entre as formas de acolhimento, o dependente que for ao local deve receber uma avaliação médica, antes de ser encaminhado para o serviço considerado mais adequado a sua situação como atendimento ambulatorial, além de participação em grupos de ajuda mútua como Narcóticos Anônimos, internações hospitalares e encaminhamento para comunidades terapêuticas.

O Hub foi desenhado para receber os usuários de droga que chegam voluntariamente e também aqueles que forem trazidos por meio da busca ativa nas ruas da metrópole. De acordo com o governo, no local há 40 leitos sociais e outros 20 para internação clínica.

O governo informou que o Hub contará com uma equipe de 380 profissionais especializados no tratamento da dependência química sendo administrado pela Associação Paulista para o desenvolvimento da Medicina.

Durante a inauguração, que contou com a participação de diversas autoridades políticas e especialistas no setor, o vice-governador Felício Ramuth (PSD) disse que o tratamento vai respeitar a singularidade de cada um. “Através da rede de atuação e de equipamentos públicos da própria Prefeitura e do Estado”, disse Ramuth.

Bomba Relógio – A presença da K9 no Centro de São Paulo aumentou o medo de quem vive na região e a preocupação de quem vive em todo o estado. No início deste mês, no último dia 3, a Polícia Civil apreendeu 30 quilos de droga na região de Ferraz de Vasconcelos que tinha como destino o centro da capital paulista.

Dias antes, em 31 de março, um traficante fugindo da polícia deixou cair uma sacola com 300 porções da droga, que se alastrou por São Paulo. A ocorrência foi registrada na região da Praça da Sé.

A k9 ou maconha sintética é 85 vezes mais poderosa que a maconha comum e causa efeitos extremos no usuário, que passa a acreditar ter uma força sobre humana e se torna resistente à dor.

A Secretaria de Segurança Pública está fazendo operações constantes na região da Cracolândia para impedir o tráfico de k9. Mas a SSP não deu detalhes das ações para a reportagem do JDL.

O JDL também recebeu denúncia de que a droga já chegou ao Litoral Norte e está sendo consumida em Caraguatatuba. Fontes da polícia confirmaram extraoficialmente que, apesar de ainda não ter sido efetuada nenhuma apreensão da droga nos municípios do litoral, a supermaconha realmente chegou à região e já existem casos de uso.

A reportagem do JDL tentou falar com o delegado seccional do Litoral Norte, José Vinciprova Sobrinho, na tarde desta quarta-feira (12), mas ele não foi localizado para comentar o assunto.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *