Governo Paulista anuncia criação de novo sistema de monitoramento para criminosos reincidentes no estado de SP

ca613095-6ce0-4f15-a87d-23e8a788243c

Marcello Veríssimo

O governo estadual anunciou nesta quarta-feira (12) a criação de um novo sistema de monitoramento para reduzir casos de reincidências criminais, que é quando um criminoso condenado pela justiça volta a cometer crimes. Atualmente em todo o estado de São Paulo 300 mil pessoas cumprem condenações pela Justiça com pena em regime aberto, mas sem um monitoramento adequado.

A medida sobre o novo sistema foi publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com o governo, o SP Recrim (Sistema de Informações e Prevenção a Reiteração Criminal) vai reunir informações sobre prisões, antecedentes criminais, processos e procedimentos investigatórios relacionados à pessoa, entre outros dados.

Com esses dados coletados pelo sistema, a Justiça vai poder ser comunicada de forma mais rápida se um condenado em regime aberto pode estar praticando alguma infração criminal.

Diante do avanço da criminalidade em São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública informou que considera a reincidência um grave problema e acredita na implementação do SP Recrim, que o novo sistema irá impactar positivamente na segurança pública do estado.

Os dados do SP Recrim farão parte do Sistema Estadual de Coleta de Estatísticas Criminais, responsável pela divulgação mensal dos balanços estatísticos de ocorrências criminais e da produtividade policial.

De acordo com a SSP, são estas informações que darão suporte aos policiais no trabalho operacional, que poderão identificar eventuais hipóteses de descumprimento das condições legais e judiciais estabelecidas, por meio das penas ou medidas cautelares processuais.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias