A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), e do Fundo Social, oferece cursos gratuitos de capacitação profissional em parceria com programas estaduais.

Na programação, estão formações de Qualificação Básica – Formação Inicial e Continuada (QBFic), rápidas, e oferecidas pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza (CPS), do Governo do Estado de São Paulo.

O professor do curso de Técnica de Vendas, Marco Valente elogiou a turma. “As aulas são teóricas e práticas. Tivemos visitas técnicas em comércios, grandes redes, e na apostila todo o conteúdo necessário para prepararmos os alunos para entrevistas de emprego e mercado de trabalho. Duas alunas já estão trabalhando e vieram aperfeiçoar seus conhecimentos. Eles são muito empenhados e sabem onde querem chegar”, disse Valente.

“Eu trabalho em uma pousada e tive noções importantes neste curso, por exemplo, de como lidar com o público. Já fui vendedora de roupas, comida, e agora vendo estadias. Aprendi que até o aperto de mão, o olho no olho, são linguagens comportamentais que ajudam a entender as pessoas, e que devemos prestar muita atenção nas necessidades dos clientes”, afirmou Lilian Jesus da Silva, 23 anos, moradora do bairro Barequeçaba, aluna do curso Técnica de Vendas na região central.

Gabriel Santos, 19 anos, morador do bairro Jaraguá, Costa Norte, aluno do curso de Recepção e Atendimento, agradeceu a oportunidade. “Estou muito feliz. Este curso é uma ótima oportunidade para me ajudar profissionalmente. É o segundo que faço pela Prefeitura. O primeiro foi de panificação que foi demais, e o melhor é que todos são gratuitos. Eu, como muitas pessoas, não tenho condições de pagar por cursos tão bons. A Prefeitura de São Sebastião com o CIP e a SEDES acertaram em cheio, pois temos garantia de capacitações excelentes para boas oportunidades de emprego e empreendedorismo. Temos a chance de sermos profissionais”, finalizou Gabriel.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos

Na Costa Norte, os cursos oferecidos são Recepção e Atendimento, Técnica de Vendas e Eletricista Residencial. Na Região Central, as capacitações são Recepção e Atendimento e Técnica de Vendas. Já na Costa Sul, os cursos são Recepção e Atendimento, Técnica de Vendas e Eletricista Residencial. Esses cursos têm como objetivo capacitar a população sebastianense para a geração de emprego e renda.

Além disso, com o programa Costuração, do governo municipal, são ofertados os cursos de Roteiro de Costura e de Corte e Modelagem, ambos no CIP da Topolândia. O curso de Cogumelos – Cultivo e Comercialização acontece no Viveiro Municipal, na Reserve du Moulin.

As capacitações são realizadas em diferentes horários e dias da semana, dependendo do curso e da região. Ao final das formações haverá entrega de certificados. Mais informações dos cursos podem ser obtidas pelo WhatsApp (12) 99107-6619 ou telefone: (12) 3892-5535.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *