Marcello Veríssimo

Estudo da Universidade Federal de São Paulo mostra que nos últimos 40 anos, a temperatura subiu nas cidades do Sul e Sudeste da costa do Brasil. O estudo inédito foi publicado na última terça-feira (25) na revista Scientific Reports, do grupo Nature.

De acordo com os pesquisadores, as ondas de calor triplicaram no litoral do Espírito Santo e dobraram em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Os especialistas analisaram a série histórica com dados de temperatura do ar coletados a cada hora do dia durante as últimas quatro décadas em estações meteorológicas de cinco pontos da costa dessas regiões.

Os resultados, segundo os pesquisadores, poderiam ser ainda mais impactantes se houvesse registros de informações sobre a temperatura em toda a costa brasileira. No Brasil, apenas apenas as cinco estações meteorológicas envolvidas no estudo fizeram coleta desse dado nas últimas quatro décadas.

Os meteorologistas alertam que as estações instaladas em outras regiões chegaram a ficar até seis anos quebradas. “Isso mostra um pouco a maneira como o Brasil olha para a ciência. Agora que as mudanças climáticas estão aí, todo mundo quer respostas rápidas. Como conseguimos essas respostas sem equipamentos que coletam dados?”, diz Ronaldo Christofoletti, um dos pesquisadores que assina o estudo da universidade paulista.

Apesar de viver bem com o calor do Litoral Norte, alguns moradores já sentem falta do frio neste outono. “Até agora só ameaçou, veio de mansinho, mas parece que esse ano não teremos mesmo muito frio, dias nublados, uma pena”, lamenta a jovem Larissa Dias, de Caraguatatuba.

E de fato o calor continua nesta sexta-feira (28), a temperatura máxima chega aos 29 graus, a mínima não passa dos 19. De acordo com a previsão, podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *