Petrobrás anuncia quarta etapa de audiências públicas para discutir produção do pré-sal

WhatsApp Image 2023-05-08 at 05.53.23

Marcello Veríssimo

A Petrobrás anunciou o início da quarta etapa das audiências públicas que vão tratar do Projeto de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás na Bacia de Santos. Caraguatatuba e Ilhabela são as cidades da região escolhidas que vão receber os debates nos próximos dias 30 de maio e 1 de junho, respectivamente.

A primeira audiência foi realizada no último dia 26 de abril, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Além de Ilhabela e Caraguá, ainda neste mês as cidades de Niterói (RJ), dia 9 de maio; Maricá (RJ), dia 11 de maio e Santos (SP), no dia 17, também recebem audiências públicas.

De acordo com a Petrobrás, as audiências possibilitam dar esclarecimentos sobre o projeto, além de ser parte integrante do processo para a avaliação da viabilidade ambiental do empreendimento, entre outras medidas.

O gerente geral de Licenciamento e Conformidade Ambiental da Petrobras, Gustavo Limp Nascimento, disse que, neste momento, o diálogo com a comunidade é muito importante. Ele disse que não apenas no processo de licenciamento, mas também durante a fase de implantação. “As contribuições da sociedade são sempre bem-vindas. É importante essa participação”.

Continuidade

Em processo de licenciamento ambiental pela Petrobrás e o Ibama, o projeto Etapa 4 tem por objetivo produzir e escoar petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos, continuando as estampas 1,2 e 3.

Para a etapa atual, estão previstas a instalação e a operação de 13 unidades de produção, que estão localizadas a uma distância mínima de
171 km da costa do litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com uma profundidade acima de 1.745 metros.

De acordo com a Petrobrás, as unidades produzem gás e petróleo em 13 projetos de Desenvolvimento da Produção. O projeto da etapa 4 terá cerca de 185 poços, com uma produção média estimada de 133 mil m3/dia de petróleo e de cerca de 14,5 milhões m3/dia de gás natural. Esse volume corresponde ao que será escoado pelos gasodutos.

O petróleo e o gás natural serão extraídos da rocha reservatória por meio de poços perfurados no fundo do mar e conectados às unidades de produção pelos dutos que levam a produção de óleo, gás e água do poço ao navio-plataforma.

Cada um dos 13 projetos de desenvolvimento da produção da etapa quatro passará pelas etapas de planejamento, instalação, operação e desativação. O primeiro projeto de produção a entrar em operação está previsto para 2025.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam