Petrobrás anuncia quarta etapa de audiências públicas para discutir produção do pré-sal

WhatsApp Image 2023-05-08 at 05.53.23

Marcello Veríssimo

A Petrobrás anunciou o início da quarta etapa das audiências públicas que vão tratar do Projeto de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás na Bacia de Santos. Caraguatatuba e Ilhabela são as cidades da região escolhidas que vão receber os debates nos próximos dias 30 de maio e 1 de junho, respectivamente.

A primeira audiência foi realizada no último dia 26 de abril, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Além de Ilhabela e Caraguá, ainda neste mês as cidades de Niterói (RJ), dia 9 de maio; Maricá (RJ), dia 11 de maio e Santos (SP), no dia 17, também recebem audiências públicas.

De acordo com a Petrobrás, as audiências possibilitam dar esclarecimentos sobre o projeto, além de ser parte integrante do processo para a avaliação da viabilidade ambiental do empreendimento, entre outras medidas.

O gerente geral de Licenciamento e Conformidade Ambiental da Petrobras, Gustavo Limp Nascimento, disse que, neste momento, o diálogo com a comunidade é muito importante. Ele disse que não apenas no processo de licenciamento, mas também durante a fase de implantação. “As contribuições da sociedade são sempre bem-vindas. É importante essa participação”.

Continuidade

Em processo de licenciamento ambiental pela Petrobrás e o Ibama, o projeto Etapa 4 tem por objetivo produzir e escoar petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos, continuando as estampas 1,2 e 3.

Para a etapa atual, estão previstas a instalação e a operação de 13 unidades de produção, que estão localizadas a uma distância mínima de
171 km da costa do litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com uma profundidade acima de 1.745 metros.

De acordo com a Petrobrás, as unidades produzem gás e petróleo em 13 projetos de Desenvolvimento da Produção. O projeto da etapa 4 terá cerca de 185 poços, com uma produção média estimada de 133 mil m3/dia de petróleo e de cerca de 14,5 milhões m3/dia de gás natural. Esse volume corresponde ao que será escoado pelos gasodutos.

O petróleo e o gás natural serão extraídos da rocha reservatória por meio de poços perfurados no fundo do mar e conectados às unidades de produção pelos dutos que levam a produção de óleo, gás e água do poço ao navio-plataforma.

Cada um dos 13 projetos de desenvolvimento da produção da etapa quatro passará pelas etapas de planejamento, instalação, operação e desativação. O primeiro projeto de produção a entrar em operação está previsto para 2025.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias