Marcello Veríssimo

O Campus de Medicina da Unitau (Universidade de Taubaté), em Caraguatatuba, divulgou na última sexta-feira (12) que está em curso uma pesquisa para alertar a população sobre o risco das doenças causadas por parasitas, que são encontrados nas fezes dos animais, principalmente os cachorros e as consequências para a saúde do ser humano. Conhecido por bicho-geográfico, em contato com o corpo humano, esse parasita gera coceira exacerbada, inchaço e sensação de movimento debaixo da pele.

O estudo é realizado em praias e áreas públicas da cidade. A pesquisa dos alunos é realizada pela disciplina de Parasitologia Geral com os alunos do 2° período do curso de Medicina.

Os estudantes já recolheram 20 amostras de dejetos na areia para análise. Em seis destas amostras, o equivalente a 30%, foram encontradas a larva migrans cutânea, popularmente conhecida como bicho-geográfico. Os locais em que a larva foi encontrada não foram divulgados.

A Unitau informou que a espera pela remoção espontânea do bicho-geográfico não é indicada pelos médicos, tendo em vista que a demora pode acarretar em complicações. Os especialistas recomendam que a pessoa que for infectada procure atendimento para realizar o tratamento o quanto antes.

Resultados

Os resultados do estudo devem ser divulgados no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED 2023).

Para os futuros médicos, a iniciativa é uma maneira de visualizar os fatores relacionados à transmissão e à prevenção de parasitoses.

A aluna Verônica Schimidtt de Paula disse que o estudo contribui positivamente para o seu aprendizado e conhecimento. “A experiência com a pesquisa agrega muito, pois nos aproxima do ambiente científico, que é de extrema importância, principalmente para a área da saúde. Ter contato com o desenvolvimento de um trabalho como esse, ainda mais no começo do curso, é fundamental para o nosso desenvolvimento profissional”. “A pesquisa que estamos desenvolvendo evidencia o quanto esse tema está presente ao nosso redor. E, por último, o fato de trabalharmos em grupo nos ajuda a amadurecer bastante, no convívio profissional e pessoal”, disse a universitária.

A professora Ma. Francine Alves da Silva Coelho, responsável pela disciplina Parasitologia Geral, destacou a importância dessa pesquisa para a sociedade. “É essencial para a população visualizar áreas de risco, evitar a contaminação do ambiente e mudar hábitos inadequados, como não recolher as fezes de seus pets quando estão em passeios. Vale ressaltar [também] a importância do diagnóstico parasitológico nos animais”, explica a professora.

De acordo com a Universidade de Taubaté, a pesquisa visa melhorar a qualidade de vida da população de Caraguatatuba. Para isso, ainda vai verificar as áreas e praias que oferecem maior risco de transmissão. A partir do resultado, a ideia é pensar em campanhas junto à prefeitura do município para a conscientização das pessoas sobre o assunto, além da importância da manutenção da higiene de áreas públicas e da redução da população de animais de rua, por meio de campanhas de adoção, castração e de vermifugação.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *