Observador de pássaros flagra coruja-preta no exato instante em que ela caça um morcego em Ilhabela

DED84D07-8487-443A-B166-DA3823CEEAD8

Foto: Antônio Amaral

Marcello Veríssimo

Um momento raro foi flagrado por um observador de aves, em Ilhabela, no último fim de semana. O observador de aves, Sidney Barbosa, registrou o exato instante em que uma coruja-preta conseguiu pegar um morcego para se alimentar. O caso foi revelado pelo G1 Campinas nesta segunda-feira (15).

De acordo com a reportagem, esse flagra é considerado especialmente desafiador, pois a coruja-preta tem a habilidade de se camuflar em meio a escuridão da noite. A reportagem não revela o local exato em que a coruja foi flagrada diz apenas que aconteceu a poucos metros da região central do arquipélago em um bairro residencial e uma área de mata.

“A ave percebeu que estava sendo observada, mas isso não intimidou a rapinante a seguir com suas investidas nos morcegos”, disse Sidney Barbosa.

Os observadores de pássaros dizem que a coruja-preta (Strix huhula) é conhecida por sua camuflagem perfeita e por ser uma ótima caçadora noturna, o que a torna uma presa difícil de ser filmada ou fotografada. Mas, segundo a reportagem, com muita paciência e equipamento especializado, Sidney conseguiu capturar o momento único em que a coruja-preta abocanhava o morcego.

A cena mostra a coruja segurando o mamífero com as garras e passando para o seu bico, enquanto o morcego luta desesperadamente para escapar do predador, batendo suas asas freneticamente. Logo em seguida, a coruja alça voo e desaparece levando sua presa.

O observador disse aos jornalistas que o comportamento da coruja chamou bastante atenção. Ele disse que, apesar de sempre permanecer em cima de uma mangueira, a coruja deve ter levado o seu jantar para um local mais protegido.

Os especialistas dizem que a coruja-preta se alimenta principalmente de insetos, como gafanhotos, baratas e besouros. Mas ela também come roedores, répteis, pequenos pássaros e morcegos.

A coruja tem habilidade de voo silencioso e uma visão altamente desenvolvida. Sidney disse esperar que com a divulgação das imagens possa contribuir para a conscientização sobre a importância da preservação das aves e dos seus habitats naturais. “É necessário proteger áreas florestais e conservar os ecossistemas onde espécies como a coruja-preta desempenham seu papel fundamental”, ele disse.

O JDL conversou com Sidney no início da noite desta segunda-feira (15). Ele disse que prefere não falar com a imprensa o local exato que fez o registro, pois passou cinco meses acompanhando os hábitos da coruja-preta.

Os vídeos com as aventuras de Sidney com seu filho estão disponíveis no canal Irmãos Souza no Youtube.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias