Servidores da Prefeitura de São Sebastião e do governo do Estado concluíram, nesta semana, o remanejamento dos últimos moradores das casas condenadas devido às chuvas de 19 de fevereiro.

As últimas famílias das chamadas áreas vermelhas deixaram as pousadas e foram levadas para a Vila de Passagem, no bairro Topolândia, região central do município. Aqueles que estão fora da ‘área quente’ foram para abrigos temporários.

Desde o início de março, mais de 1.200 pessoas ficaram abrigadas, de forma temporária, em algumas pousadas da Costa Sul e Colônia de Férias do Itaú, no Pontal da Cruz. Foi acordado que elas seriam transferidas para as Vilas de Passagem, que ainda seriam construídas.

Em abril, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo do Estado, liberou 300 apartamentos do Conjunto Habitacional Caminho das Flores, em Bertioga, para atender as famílias.

Nesse meio tempo, foi construída a Vila de Passagem na Rua Antônio Pereira (Praça das Mangueiras), na Topolândia. São 72 unidades que agora estão ocupadas por 42 famílias em 56 moradias e 46 pessoas. Mais 12 pessoas que estão em Camburizinho, na Costa Sul, aguardam a transferência.

Todas as famílias abrigadas em Bertioga e na Vila de Passagem foram contempladas com kits contendo geladeira e fogão, e algumas com itens como micro-ondas, camas de casal e de solteiro, kits de alimentação e cestas básicas. Esses produtos foram doados por órgãos, empresas privadas, clubes de serviço, entre outros.

Moradores que buscam moradias de aluguel, porque suas casas não foram afetadas na estrutura, mas que por algum motivo não puderam retornar, estão em chalés ofertados pela Prefeitura de Caraguatatuba pelo período de cerca de 30 dias.

Na reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise desta semana, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e o secretário estadual da Gerência de Apoio do Litoral Norte, coronel André Porto, avaliaram a ação como positivo com o abrigamento das famílias e locais onde poderão ficar até a entrega das moradias definitivas, já em fase de construção pela CDHU.

São 704 unidades habitacionais a serem construídas na Baleia Verde (518) e em Maresias (186), na Costa Sul. A meta é que eles fiquem prontas em 180 dias após o início da construção.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *